“Em geral, sabemos para que serve uma escola, uma universidade, uma galeria artística, um veículo de comunicação, uma empresa de design, um jardim público, uma cafeteria ou uma loja comercial. Mas e quanto aos museus históricos? Será que nós temos essa clareza? Um museu é muito mais do que um lugar onde são guardadas coisas velhas”.
CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Sociedade. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o exposto no texto “Museus Históricos: poder, educação e sociedade”, presente na coletânea Ética e Sociedade, analise as assertivas que seguem:
I – Caracterizam-se como museus históricos os que apresentam diversidade de tipologia do acervo. Além disso, essas tipologias devem ter coerência quanto à temática, um exemplo desse tipo de instituição é o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
II - Os museus, independente do tipo, são instituições com grau elevado de complexidade e não podem ser concebidos como entidades destinadas apenas ao acúmulo de objetos, de forma desordenada.
III - Os museus históricos devem servir ao desenvolvimento social, pois são instituições que abordam as dimensões: educativa e política. Com isso, estimulam a consciência de comunidades a respeito de seu “direito à memória”.
Está correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III.
Respostas
respondido por:
1
I. Verdadeiro. Os museus históricos são aqueles que possuem diversidade de tipologia do acervo e coerência quanto às temáticas abordadas, tal como o Museu Histórico Nacional do RJ.
II. Verdadeiro. Os museus, de maneira geral, possuem grau elevado de complexidade, não sendo apenas espaços que acumulam objetos antigos.
III. Verdadeiro. Museus Históricos deveriam servir ao desenvolvimento social, pois abordam também a sociedade e a política.
Alternativa 5.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás