A disposição de Jung em se ocupar de aspectos mais espirituais e místicos da personalidade exerceu importante influencia sobre quais abordagens da teoria da personalidade??
Respostas
Resposta:
Para Carl Gustav Jung, a personalidade — ou psique, como ele a chamava — é formada por sistemas isolados que atuam de forma dinâmica uns sobre os outros.
O psiquiatra e psicoterapeuta era um estudioso assíduo, bebeu de várias fontes e por muito tempo foi um dos discípulos de Freud. Embora viesse a usar suas referências sobre consciente e subconsciente, Jung não concordava com a visão de Freud sobre os fatores de motivação da personalidade.
Na visão junguiana, existem quatros funções psicológicas básicas (sentir, pensar, perceber e intuir) e dois tipos de caráter (introvertido e extrovertido). Cada indivíduo desperta em si uma função básica e um tipo de caráter, originando assim a sua personalidade.
Ao todo, a teoria de Jung apresenta oito tipos de personalidade:
Reflexivo extrovertido
Personalidade de indivíduos mais racionais e objetivos, que geralmente apresentam cargos importantes. Os reflexivos extrovertidos são céticos, pouco sensíveis, narcisistas, prepotentes e manipuladores.
Reflexivo introvertido
Pessoas com essa personalidade são definidas pelo lado intelectual e um forte apego à filosofia. Embora sejam muito interessantes, possuem dificuldade de relacionamento e são bastante teimosas.
Sentimental extrovertido
Essa psique é facilmente encontrada em mulheres. Os sentimentais extrovertidos são empáticos e compreensivos, possuem facilidade de comunicação e relacionamento, forte poder de sedução e persuasão; no entanto, tendem a sofrer mais com rejeições.
Sentimental introvertido
Geralmente são pessoas solitárias, possuem dificuldade de relacionamento, gostam de silêncio, são melancólicas, pouco sociáveis e fazem o possível para não chamar a atenção, mas são sensíveis às necessidades alheias.
Perceptivo extrovertido
Essa personalidade possui um lado místico, forte percepção e identificação com objetos. Indivíduos perceptivos extrovertidos são muito bons com detalhes e costumam colocar o seu prazer como prioridade.
Perceptivo introvertido
A maior característica dessa personalidade é a ênfase sensorial. É caracterizada por valorizar cores, texturas e formas como uma maneira de exteriorizar suas emoções. Geralmente são indivíduos relacionados à arte e à música.
Intuitivo extrovertido
Pessoas aventureiras fazem parte dessa personalidade. São ativas, inquietas, determinadas e corajosas, mas em geral egoístas e não ligam muito para o bem-estar coletivo.
Intuitivo introvertido
Personalidade característica de indivíduos extremamente sensíveis, com alto senso intuitivo. É muito comum pessoas assim estarem ligadas à religião. Os intuitivos introvertidos também são idealizadores, muito criativos e sonham alto.
Tanto a teoria de Freud quanto a de Jung são questionáveis, incertas e limitadas, que se diferem por fatores associados ao embasamento de cada um. Por um lado temos o determinismo da teoria freudiana, por outro a ideia do exercício de livre arbítrio defendida pela teoria de Jung.
Contudo, ambos os estudos sobre teorias da personalidade são de extrema importância hoje ao campo da psicologia e psiquiatria, ainda que não sejam efetivas em seu propósito. Freud e Jung colaboraram significativamente com suas ideias para a evolução da psicanálise, e ainda orientam novos pesquisadores.
Explicação:
fonte:
actinstitute . org