Aristóteles foi um importante filósofo grego que nasceu em 384 a.C., na Macedônica. Segundo seu pensamento, "[...] se cada indivíduo isolado não se basta a si mesmo, assim também se dará com as partes em relação ao todo. Ora, aquele que não pode viver em sociedade, ou que de nada precisa por bastar-se a si próprio, não faz parte do Estado [...]" (ARISTÓTELES, 1988, p. 15). Com relação ao pensamento aristotélico, analise as sentenças a seguir:
I- Para Aristóteles, o que distancia os seres humanos dos animais é seu vínculo natural e necessário de relação com a pólis, pois a superioridade humana é adquirida na convivência na cidade ao se compartilhar um processo civilizatório comum.
II- O grande tratado político de Aristóteles encontra-se na obra A República, sendo considerada é um dos grandes clássicos da filosofia política.
III- Para Aristóteles o homem é um animal político por natureza, pois a política é condição inerente ao homem.
IV- Considera a filosofia política como princípio de construção da cidade, na qual atrvés da política existe a possibilidade de formação de um ser humano moralmente elevado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARISTÓTELES. A Política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Ediouro, 1988.
As sentenças I, III e IV estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças II e IV estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
9
I é verdadeira. Para Aristóteles são apenas os seres humanos que são capazes de se organizar de maneira efetiva, criando a sociedade e colocando-os acima do mundo natural.
II é falsa. A República é de Platão, não de Aristóteles.
III é verdadeira. Afirmava, inclusive, que aqueles que não vivessem em comunidade ou eram deuses ou eram animais, mas certamente não eram humanos.
IV é verdadeira, de modo que a cidade bem constituída colabora para o desenvolvimento moral dos sujeitos.
Alternativa A.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás