Respostas
Uma pesquisa feita com tomates revelou que consumir a fruta todos os dias pode inibir a produção de uma enzima importante para o organismo humano, por agir no sistema nervoso central.
Foram utilizados tomates comprados em dez supermercados de Curitiba e o objetivo era descobrir que efeitos o agrotóxico causa no corpo. “O mesmo dano que ele causa no inseto, ele causa no homem”, explica o professor de toxicologia da Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Sérgio Fontoura.
A falta da substância Acetilcolinesterase, a longo prazo pode provocar problemas de saúde. Os batimentos cardíacos podem ficar mais lentos, a pressão arterial diminuir e a circulação do sangue é prejudicada.
As pessoas acostumadas a comer muito tomate devem tomar alguns cuidados como: lavar muito bem a fruta, retirar as partes de cima e de baixo, que acumulam mais agrotóxicos, e se deve se evitar consumir tomate verde.
A história de que o consumo de sementes de tomate é responsável por problemas como a formação de pedras nos rins é, na verdade, um grande mito.
O tomate é uma das maiores fontes de licopeno
Não existe nenhuma relação entre o consumo das sementes com o aumento de chances de desenvolvimento de qualquer doença renal. Porém, quem já possui problemas no órgão deve evitar o consumo.
A ingestão das sementes de tomate não irá provocar nenhum novo caso de problemas relacionados aos rins, mas pode piorar a crise de diverticulite.