Julia é Enfermeira em uma unidade de terapia intensiva em um hospital público de grande porte. A equipe de enfermagem é formada por profissionais altamente especializados, em um ambiente em que todos têm tarefas similares e a rotina diária é muito estressante. Não raramente, ela ouve reclamações dos membros de sua equipe a respeito do alto índice de absenteísmo, do número reduzido de profissionais no plantão, da falta de colaboração de alguns colegas, da constante falta de materiais e da alta carga de trabalho devido à gravidade do estado de saúde dos pacientes. Apesar de Julia receber muitas reclamações, o ambiente de trabalho parece sempre harmonioso, os profissionais de enfermagem nunca discutiram entre eles ou com outros membros da equipe. Os médicos, inclusive, costumam elogiar o desempenho da equipe de enfermagem. Porém, há alguns meses ela passou a perceber certa hostilidade durante a passagem de plantão, principalmente quando a equipe apontou a falha de um membro do plantão anterior. Com isso, ela também passou a perceber "panelas" entre os profissionais que, vez ou outra, referem-se a outros com linguagem pejorativa. Apesar de Julia questioná-los sobre a existência de algum problema/conflito, todos negam e dizem estar tudo bem. 1. Com relação à situação apresentada, qual o tipo de conflito vivenciado pela equipe gerenciada por Julia? Explique. 2. Analisando o caso, quais situações podem ter gerado o conflito? Cite exemplos no texto que justificam sua resposta. 3. Apresente estratégias que podem ser adotadas diante dos conflitos identificados. Justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
28
Existem tipos de conflito, o latente, o percebido, o sentido e o manifesto, o conflito que está sendo vivenciado pela equipe de Julia é o conflito sentido, ou seja ambas as partes já sentiram que existe de fato um conflito.
A omissão de uma parte dos profissionais em relação ao seu trabalho e ao senso de equipe e as condições estressantes de trabalho, como a falta de material.
Primeiramente, o dialogo entre ambas as partes para que todos entendam que estão no mesmo "barco", as dificuldades de um também são as dificuldades dos outros, e que devem coopera, deixar clara as percepções de cada um, e tentar ser agradável na medida do possível.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás