Uma pedra no topo de um penhasco vertical tem uma energia potencial de 100 KJ em relação ao solo abaixo. Ela rola do penhasco. Quando está no meio do caminho, sua energia cinética vale:
Mais de 60 KJ
Impossível determinar.
Cerca de 60 KJ
Os mesmos 100 KJ pois a energia se conserva.
n.d.a
O mesmo valor da energia potencial naquele ponto.
Respostas
Uma pedra está no topo do penhasco. Quando ela está no topo e em repouso, por ela estar a uma distância do solo (que seria nossa posição original) ela tem Energia Potencial Gravitacional de 100 kJ. Nesse momento que ela está parada ela não tem Energia Cinética, pois ela não está em movimento.
Quando ela começa a se mover penhasco abaixo, ela adquiri velocidade e, consequentemente, adquiri Energia Cinética. Quando ela vai diminuindo a altura e aumentando a velocidade, ela diminui a Energia Potencial Gravitacional e aumenta a Energia Cinética, pois a Energia Potencial Gravitacional está ligada a altura e a Energia Cinética, a velocidade.
No topo do penhasco ela tem 100 kJ de Energia Potencial Gravitacional e 0 kJ de Energia Cinética (pois ela está parada). Quando ela começa a se mover, ela vai transformando Energia Potencial Gravitacional em Energia Cinética, não há perda de energia. Quando ela está exatamente no meio do penhasco, a Energia Potencial Gravitacional e a Energia Cinética são exatamente iguais, pois há sempre transformação de energia NA MESMA PROPORÇÃO.
Alternativa correta: "O mesmo valor da energia potencial naquele ponto."
Bons estudos!