Respostas
Resposta:
MEDICINA
É o termo usado para a linguagem própria na Anatomia. É o conjunto de termos empregados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes.
É preciso usar termos apropriados da forma correta. Embora você conheçam termos comuns e coloquiais que sugerem partes e regiões do corpo, devemos aprender a terminologia anatômica internacional, ou seja, axila em vez de “sovaco” e patela em vez de “rotula”.
A terminologia anatômica lista os termos anatômicos do latim e grego e seus equivalentes em português. Para exemplificar, o músculo comum do ombro é chamado de musculus deltóides em latim e músculo deltóide em português.
Vamos relembrar que a anatomia é uma ciência descritiva e requer nomes para as muitas estruturas e processos do corpo. Muitos termos dão informações sobre o formato, o tamanho, a localização, a função de uma estrutura ou sobre a semelhança entre duas estruturas.
Exemplificando, vamos voltar ao músculo deltóide. O seu nome indica sua característica. Ele cobre o ombro e é triangular, como o símbolo de delta, a quarta letra do alfabeto grego. O sufixo oide significa “semelhante”, portanto, deltóide significa semelhante a delta.
Dando continuidade as terminologias, podemos também dar abreviações aos termos. Elas podem ser usadas para sintetizar a escrita, como nos músculos (m.), artérias (a.), veias (v.), nervos (n.), ligamento (lig.) entre outros. Exemplo do Músculo deltoide, que ficaria m. deltoide.
Explicação: