Respostas
Resposta:
A pintura Gótica funcionava como recurso didático para que uma população analfabeta tivesse acesso às mensagens do cristianismo ; a exposição de ícones servia para intensificar a contemplação e a prece.
Em oposição ao isolamento da abadia românica, a catedral, expressão arquitetônica mais típica do gótico, nasceu no centro das cidades. Para sua edificação contribuíram burgueses e artesãos, aqueles com o financiamento, estes com a arte e a técnica. Tratava-se, portanto, do resultado de um esforço coletivo numa sociedade em mudança, de tal modo que, à medida que a riqueza da cidade crescia, aperfeiçoava-se a técnica construtiva e a decoração da catedral, que se convertia em símbolo de prestígio de seu próprio núcleo urbano.
A principal característica da arquitetura gótica é a verticalidade, que simboliza o desejo de espiritualidade, evidenciado nas torres vazadas e leves.
Alguns dos mais importantes artistas do período gótico:
Giotto di Bondone; Margaritone d'Arezzo; Nardo di Cione; Bernardo Daddi; Duccio di Buoninsegna; Paolo Veneziano; Bonaventura Berlinghieri; Simone Martini, Siegna di Buonaventure; Altichiero; Veit Stss; Mastro Gudlielmo, Master of the Franciscan Crucifixes; Henri Bellechose; Bernt Notke; Evrard d'Orleans; Giovanni Pisano; Master of the Rebel Angels; Matheus de Layens;
Matthias of Arras; Peter of Montereau.
Explicação: