Respostas
Na antiga civilização grega, educação era bem diversa do modelo educacional que se desenvolve atualmente. O que havia de mais importante na formação de um cidadão era a imitação dos grandes modelos, sobretudo dos modelos heroicos, que eram a expressão de virtudes como prudência, astúcia e coragem: características essenciais para a ação na vida prática.
E Homero era crucial nesse contexto. Com o pensamento de Homero, ajudou bastante a pedagogia grega, que desenvolveu um conjunto de aprendizado moral e psicológico que derivava da gramática e da retórica, isto é, duas disciplinas que tinham como atividade fundamental ouvir, ler e decorar versos das epopeias homéricas.
Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
oii, espero ter ajudado
Explicação:
Os mitos gregos, recolhidos pela tradição, recebem forma poética e são transmitidos oralmente pelos cantores ambulantes conhecidos como aedos e rapsodos, que os recitam de cor em praça pública.
Dentre eles, destaca-se Homero, provável autor das epopéias Ilíada e Odisséia. A primeira trata da Guerra de Tróia. Não é muito seguro que Homero tenha realmente existido, e pelo estilo dos dois poemas, alguns estudiosos julgam que são obras de autores diversos, de diferentes épocas.
Hesíodo, outro poeta que teria vivido por volta do século VIII a.C. produz uma obra com característica já voltada para a época que se inicia, ou seja, a busca da individualidade. Ainda assim, predomina a crença nos mitos.
Na época da aristocracia guerreira, descrita sobretudo nas epopéias de Homero, a educação visa a formação cortês do nobre.
A criança nobre permanece em casa até os 7 anos, quando é enviada aos palácios de outros nobres a fim de aprender, como escudeiro, o ideal cavalheiresco. Também são contratados preceptores, que dão uma formação integral baseada no afeto e no evemplo.
Para os homens gregos as crianças eram educadas para proferir palavras e realizar ações, isto é, para participar da assembléia dos nobres e atuar nas guerras.
No período arcaico, que se segue nos tempos homéricos, e também na época clássica, continua a prevalecer a influencia cultural das epopéias na educação. São elas que relatam ações dos deuses e transmitem os costumes, a língua, os valores éticos e estéticos. Durante anos figuras divinas serviram de modelo de excelência moral e física para jovens gregos.
De início os poemas são transmitidos oralmente e, mesmo com o advento da escrita, ainda são recitados de cor em praça pública, e seus textos oferecem os temas básicos de toda educação escolar.