1) uma das características gerais das plantas
2) exemplo de raíz tuberosa
3) sua função é fixar a planta no solo
4) Outro exemplo de raíz tuberosa.
5) local onde podemos encontrar plantas com raíses respiratórias
6) grupos de plantas que foram as primeiras a surgir na terra
7) Tipo de raíz que é formada por uma raíz principal
8) Tipo de raíz de plantas de grande porte
9) outra característica geral das plantas
10) Outra parte da raíz.
Gente me ajudem pra amanhã
Se quiserem me ajudar a fazer a cruzadinha desde já agradeço!!! (Estou no 7 ano e a matéria é ciências só que não tem para selecionar. Dobrei a quantidade de pontos que vou dar por causa da minha emergência)
Respostas
1) Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
2)- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
3)As raízes ajudam a fixar a planta ao solo e são responsáveis pela absorção de substâncias essenciais, como água e sais minerais. Além disso, elas conduzem as substâncias e atuam também como reserva.
4) O nabo, mandioca, alho, cebola são outros exemplos de raíz tuberosa.
5)Também conhecidas como pneumatóforos, esse tipo de raiz é encontrado em locais alagadiços, cujos solos são pobres em oxigênio. Essas raízes crescem bem perto da superfície e conseguem absorver o oxigênio presente na atmosfera. É comum encontrarmos esse tipo de raiz em manguezais.
6) Por volta de 470 milhões de anos atrás, surgiram algas capazes de sobreviver por algum tempo em ambientes terrestres. ... Esse tipo de algas originou os musgos, grupo de plantas que costumam ser baixinhas e recobrir pedras e solo em áreas úmidas.
7)A raiz axial ou pivotante é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias. A raiz de laranjeira é um exemplo de raiz axial. A raiz fasciculada ou em cabeleira é formada por numerosas raízes finas e de mesmo tamanho.
8)A raiz é o órgão da planta que tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo[1] (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea. Há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as figueiras com as suas raízes aéreas, e as plantas epífitas.
9)As plantas formam a base da cadeia alimentar. Elas são produtoras de matéria orgânica e alimentam os seres heterótrofos, ou seja, representam o grupo responsável pela nutrição de diversos organismos consumidores.
10) As raízes podem se diferenciar quanto à organização, basicamente, em dois tipos: axial e fasciculada. A raiz axial ou pivotante é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias