1)
Na modalidade FOB (Free on Board), o exportador será responsável por providenciar a mercadoria a bordo do navio no porto designado pelo importador, com a mercadoria liberada pela autoridade aduaneira e todas as despesas internas pagas até a mercadoria estar a bordo.
Assinale a alternativa que indica quais são os riscos para o exportador após o carregamento no interior do navio, nesse tipo de operação, e quem será o responsável pelo pagamento do frete internacional.
Alternativas:
a)
Não há mais riscos para o exportador nesse momento e o frete é por conta do importador.
b)
O risco ocorre até a chegada do destino final e o frete é por conta do exportador.
c)
Não há mais riscos para o exportador nesse momento e o frete também é por conta do exportador.
d)
Não há mais riscos para o exportador e o frete é fracionado entre 50% pelo importador e 50% pelo exportador.
e)
O risco ocorre até a chegada no destino final e não há frete previsto nessa modalidade.
2)
O Regime Especial de Drawback tem por objetivo incentivar as empresas exportadoras, permitindo que elas façam a importação de insumos ou produtos intermediários, que serão utilizados na produção de um bem, que será posteriormente exportado, com desoneração tributária.
Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I- A modalidade isenção, consiste na isenção dos tributos incidentes na importação de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalentes, destinada à reposição de outra importada anteriormente, com pagamento de tributos, e utilizada na industrialização de produto exportado.
II- A modalidade suspensão, suspende os tributos incidentes na importação de mercadoria a ser utilizada na industrialização de produto que deve ser exportado.
III- A modalidade restituição, trata da restituição de tributos pagos na importação de insumo importado utilizado em produto exportado.
IV- Dentre as três modalidades, o drawback suspensão é o mais comum, onde as empresas que já atuam na exportação adquirem mercadorias no exterior com a suspensão dos tributos, mas não possuem o compromisso de que, após a industrialização, o produto final será exportado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
3)
A escolha do termo do Incoterm terá um forte impacto na formação do preço das mercadorias que serão exportadas, por ter como característica a cláusula de entrega. Isto significa que os custos e riscos da operação serão do exportador até o ponto acordado com o importador (no Incoterm), para entrega da mercadoria.
A empresa Y negociou uma venda e a opção do importador era para que a mercadoria fosse transportada por via terrestre (rodoviária) com frete (transporte principal) e seguro internacional contratados e pagos pelo exportador.
A qual termo de Incoterm podemos associar esta negociação?
Alternativas:
a)
EXW.
b)
FOB.
c)
CIF.
d)
FCA.
e)
CIP.
4)
As organizações fazem todo esforço para dinamizar seus negócios e diversificar seus mercados, aumentando o fluxo de operações domésticas e internacionalizando sua marca e produtos. No entanto, nossa infraestrutura de transportes atrapalha muito a competitividade internacional das empresas brasileiras, pois os problemas apresentados nessa área aumentam, de forma significativa, os custos logísticos internacionais.
Sobre os diferentes tipos e usos dos transportes no Brasil e no mundo, analise as sentenças a seguir.
I- Utilizado para percursos menores, mas com custos mais elevados. A vantagem está em transportar a mercadoria do começo ao fim, isto é, retira-o de seu local de produção e entrega-o ao seu destino sem necessitar de outros meios de transporte.
II- Usado para longas distâncias, envolvendo o deslocamento de pessoas e mercadorias de custo valor agregado mais elevado. Possui elevado custo, porém com alta velocidade de entrega.
III- Recomenda-se para nações de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção. Transporta pessoas e mercadorias, consumindo uma quantidade de energia relativamente pequena.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os modais descritos nas sentenças I, II e III.
Alternativas:
a)
Marítimo, fluvial e aéreo.
b)
Rodoviário, aéreo e ferroviário.
c)
Rodoviário, ferroviário e hidroviário.
d)
Aéreo, dutoviário e hidroviário.
e)
Ferroviário, rodoviário e aéreo.
Respostas
Resposta:
a; d; e; b
Vlw Flw
Explicação:
o Ava corrigiu
1) Na modalidade FOB (Free on Board), o exportador será responsável por providenciar a mercadoria a bordo do navio no porto designado pelo importador, com a mercadoria liberada pela autoridade aduaneira e todas as despesas internas pagas até a mercadoria estar a bordo.
Neste caso, não há mais riscos para o exportador nesse momento e o frete é por conta do importador.
Alternativa Correta: A
2) O Regime Especial de Drawback tem por objetivo incentivar as empresas exportadoras, permitindo que elas façam a importação de insumos ou produtos intermediários, que serão utilizados na produção de um bem, que será posteriormente exportado.
A modalidade pode ser de isenção, suspensão e restituição de tributos pagos na importação.
Alternativa Correta: D
3) A escolha do termo do Incoterm terá um forte impacto na formação do preço das mercadorias que serão exportadas, por ter como característica a cláusula de entrega. Isto significa que os custos e riscos da operação serão do exportador até o ponto acordado com o importador (no Incoterm), para entrega da mercadoria.
A empresa Y negociou uma venda e a opção do importador era para que a mercadoria fosse transportada por via terrestre (rodoviária) com frete (transporte principal) e seguro internacional contratados e pagos pelo exportador. Esta negociação pode ser associado ao termo CIP do Incoterm.
Alternativa Correta: E
4)As organizações fazem todo esforço para dinamizar seus negócios e diversificar seus mercados, aumentando o fluxo de operações domésticas e internacionalizando sua marca e produtos. Sobre os diferentes tipos e usos dos transportes no Brasil e no mundo.
- Rodoviário: Utilizado para percursos menores, mas com custos mais elevados.
- Aéreo: Usado para longas distâncias, envolvendo o custo valor agregado mais elevado.
- Ferroviário: nações de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção.
Alternativa Correta: B