• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

A família Cucurbitaceae, grupo vegetal que ocorre nas regiões tropicais do mundo, apresenta entre as espécies de importância econômica e alimentar destacam-se as abóboras (Cucurbita moschata e Cucurbita pepo), moranga (Cucurbita maxima) e o mogango (Cucurbita pepo). Com centro de origem nas Américas, com significativa participação na alimentação de muitos países, além do valor econômico e alimentar, o cultivo de cucurbitáceas no Brasil tem grande importância social na geração de empregos diretos e indiretos, pois demanda grande quantidade de mão-de-obra, desde o cultivo até a comercialização (RESENDE et al., 2013).



Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:



I. As cucurbitáceas são espécies de plantas de clima quente, favorecidas por temperaturas elevadas e tolerantes a temperaturas amenas. Todas as cultivares são intolerantes à baixas temperaturas, também extremamente sensíveis à geada. São espécies afetadas pelo fotoperíodo, sendo os dias curtos favoráveis à floração feminina, em detrimento das flores masculinas, resultando em maior produtividade.

II. O plantio de cucurbitaceae é mais comum durante a outono-inverno, inclusive sem utilização da irrigação. A baixa pluviosidade é mais bem tolerada por elas, inclusive sob temperaturas amenas e baixas, não sendo prejudicadas, principalmente à maior incidência de doenças fúngicas.

III. É preferível semear em excesso e realizar o desbaste das plantas. São plantas pouco tolerantes ao transplante já que o sistema radicular quando danificado não se recupera. Portanto, a maioria dos produtores efetua a semeadura diretamente no local definitivo. Semeiam-se 3 a 5 sementes por vez, separadas umas das outras, cobertas com 2 a 3 cm de solo. Após a semeadura, pode-se cobrir o sulco ou a cova com uma fina camada de casca de arroz, o que favorece a germinação e a emergência.
IV. As plantas exigem pouca água e apresentam complexo sistema radicular, que inclui as raízes adventícias nas ramas. Na cultura de primavera-verão, a irrigação é usada esporadicamente, para complementar as chuvas. Durante o outono-inverno, irriga-se quando necessário.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

c.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

d.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

e.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
7

d. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:

I – Correta. As cucurbitáceas caracterizam-se por serem típicas de clima quente e de temperaturas elevadas. Sendo intolerantes a baixas temperaturas.

II – Correta. É recomendável que sejam plantadas no período do outono-inverno, por serem tolerantes a baixa pluviosidade.

III – Incorreta. Não é necessária uma semeadura em excesso e nem grande desbaste das plantas, devido ao fato de serem tolerantes ao transplante.

IV – Correta. São plantas de pouca exigência de água devido ao complexo sistema de raízes que apresenta.

Bons estudos!


juliomartins01: incorrta
wesleyleo: De acordo com o AVA esta errada
22Martins: Resposta I, III e IV corrigido pelo AVA
respondido por: ceuazul88
2

Resposta: letra B

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Explicação:

corrigidas pelo ava

Perguntas similares