O sr. Júlio é diretor e engenheiro de produção da empresa ENGEPEL MÁQUINAS & MOLDES LTDA, que está passando por grande dificuldade no mercado interno. Sua empresa produz moldes para diversos tipos de empresas e, com a entrada de muitos produtos industrializados vindos de outros países, seus clientes reduziram a produção, e, com isso, deixaram de comprar moldes para novos produtos. Para reduzir as perdas, o Sr. Júlio resolveu diversificar seus negócios e decidiu importar componentes elétricos para fazer a revenda para pequenos lojistas. Sem conhecer as regras de importação, ele viajou para o Japão em companhia de seu gerente comercial, que tinha mais conhecimento e fluência no idioma inglês. Após alguns dias de contatos com fornecedores dos componentes elétricos, eles acharam o produto que procuravam e, pensando em ganhar tempo e reduzir custos, fizeram a compra de 1.500 unidades. O pagamento foi realizado com cartão de crédito internacional do Sr. Júlio. Todos os componentes elétricos foram colocados em suas bagagens e eles retornaram ao Brasil.
Será que os dois viajantes terão sucesso ao passar para alfândega com suas malas cheias dessas mercadorias importadas?

Alguem pode ajudar por favoorrr!!

Respostas

respondido por: paulamarina10
19

Resposta:

Assim que passarem pela alfandega e for constatado que eles estão com  um grande número de componentes elétricos serão barrados pela fiscalização aduaneira e terão que mostrar os documentos referente a compra e o pagamento das mercadorias para o fiscal, e conforme o regulamento aduaneiro, a importação, como bagagem de mercadoria com finalidade comercial, será aplicada a penalidade com o pagamento do Imposto de Importação no percentual de 50% sobre o valor da nota de compra do produto. Por tanto o SR Júlio pode ter ganhado em tempo ao trazer suas mercadorias nas bagagens, porem em relação a redução de custos não obteve tanto sucesso pois teve que arcar com o pagamento do tributo de 50% sobre o valor da nota do produto.

Explicação:

DEIXO UM EXEMPLO QUE FOI CORRIGIDO ATENDENDO AS EXPECTATIVAS , ESPERO TER AJUDADO.

respondido por: mvdac
7

Os dois viajantes não terão sucesso ao passar pela alfândega com malas cheias de mercadorias importadas pois a fiscalização e o controle aduaneiro farão com que estes paguem um Imposto de Importação.

O controle aduaneiro, ou alfândega, é o órgão da Receita Federal responsável por controlar e fiscalizar a entrada e saída de mercadorias de um país (importação e exportação).

Considerando que os dois viajantes colocaram as mercadorias em suas malas, pode-se afirmar que ao chegarem no país, retirarem sua bagagem e se apresentarem na alfândega, caso o valor de suas mercadorias ultrapassem 500 dólares estes serão tributados.

Nesse sentido, ao serem tributados deverão pagar o Imposto de Importação referente a 50% de sua bagagem.

Aprenda mais sobre a alfândega:

https://brainly.com.br/tarefa/2947025

Anexos:
Perguntas similares