É possível agir eticamente dentro dessa concepção (bioética e biotecnologia versus desigualdade social) em prol de um desenvolvimento real para todos os seres humanos? Justifique sua resposta.
Teríamos condições de interferir numa futura vida, mudando seu curso natural, através da biotecnologia? Justifique.
E quais seriam os limites, de acordo com a sua opinião, da atuação da biotecnologia em face da vida humana?

Respostas

respondido por: makmorales
5

Sim, é possível agir de maneira ética na concepção bioética e da biotecnologia em relação à desigualdade social, visto que todo desenvolvimento tecnológico reverte-se, ao longo do tempo, em benefício social.

Muitos dos alimentos a preços acessíveis atualmente advém dos avanços da biotecnologia, que aprimorou os cultivos, tornando-os mais resistentes, fazendo que a produtividade aumentasse e, assim, o preço dos alimentos diminuísse, o que beneficia a população mais pobre.

Esse é um exemplo prático de como a biotecnologia pode ser usada para o bem da humanidade, ainda que altere o curso natural de plantios usados para a indústria alimentícia.

A atuação da biotecnologia em face da vida humana limita-se apenas a possíveis prejuízos que novas técnicas possam causar à saúde humana; mas vale dizer que antes de uma nova mudança advinda da biotecnologia seja colocada no mercado, são necessários anos de pesquisas que certifiquem a sua segurança.

Abraços!

Perguntas similares