quais desses grupos: urochordata e cephalochordata são parentes MAIS PRÓXIMOS do grupo dos vertebrados? justifique!!
Respostas
O subfilo Cephalochordata, cujos animais também são chamados de cefalocordados, tem como representantes os anfioxos, pequenos animais que se assemelham a peixes, mas desprovidos de nadadeiras e com cabeça diferenciada. De corpo achatado e afilado nas extremidades, os anfioxos podem ser encontrados somente em ambientes marinhos, onde vivem enterrados em praias de areia grossa, somente com a boca exposta. Apresentam ao redor da boca filamentos chamados de cirros bucais, que impedem que areia e outras partículas grandes entrem na boca.
Por serem animais filtradores, os anfioxos filtram toda a água que atravessa suas fendas branquiais. Ao atravessar as fendas, a água cai no átrio e então é eliminada pelo atrióporo. Quando há partículas de alimentos presentes na água filtrada, essas partículas grudam no muco produzido pelo endóstilo, que se localiza na faringe do animal. Assim, partículas de alimentos e mucos são encaminhados para o intestino, onde sofrerão a ação de enzimas digestórias e onde ocorrerá a maior parte da digestão. É importante lembrar que esses animais não possuem estômago.
Os cefalocordados podem ser encontrados em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil
Os cefalocordados podem ser encontrados em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil
O sistema circulatório desses animais é formado somente por vasos responsáveis pela condução e impulsão do sangue pelo corpo. As trocas gasosas dos anfioxos são feitas através das fendas branquiais.
Os anfioxos são animais que possuem a notocorda presente durante toda a vida, servindo de apoio à sua musculatura metamerizada, que se organiza em miótomos, com forma de letra V deitada (<<<<).
São animais que possuem um tubo nervoso dorsal com ramificações para todas as regiões do corpo; e têm a capacidade de captar luminosidade através de células especializadas, além de possuírem receptores de olfato e paladar.
Os anfioxos são animais dioicos (sexos separados) que realizam fecundação externa e possuem desenvolvimento indireto (com estágio larval).