• Matéria: Física
  • Autor: migasrocha1
  • Perguntado 7 anos atrás

Quando a luz visível atinge um objecto parte da luz é absorvida enquanto a outra é refletida e essa é a que dá a cor ao objeto.

Mas supostamente essa luz que é absorvida não devia exitar os electrões e estes ao desiscitarem-se não deviam devolver novamente essa luz\fotões ou seja a luz absorvida?

Então porque é que só vemos a luz refletida?​

Respostas

respondido por: LucasAMS
4

Olá. Ao analisar a sua dúvida, percebi que esse é um ponto que eu nunca tinha pensado sobre anteriormente. Particularmente, cheguei à conclusão que a luz absorvida não é suficiente para excitar os elétrons a ponto de esses precisarem de desexcitar-se - a absorção da energia poderia provocar certo aumento na temperatura, na energia cinética dos elétrons, mas somente a frequência refletida seria suficiente para excitar os elétrons a um nível considerável. No entanto, apesar disso, ainda estou disponível para compreender melhor a questão.


migasrocha1: sim mas a frequência refletida não foi absorvida pois cada atomo absorve fotões\energia especifica porque a energia do atomo é quantificada. assim a frequência que foi refletida não correspondia aos estados de energia permitidos pelo atomo. assim nunca iria conseguir exitar os eletroez
migasrocha1: A minha questão é que a energia absorvida devia ser emitida novamente quando os eletroes passasem para o estado fundamental novamente. Mas secalhar tens razão. Pode provocar apenas um aumento de temperatura no atomo em vez de emitir novamente fotoes
migasrocha1: Mas eu também vi que os atomos tem tendência a voltar à configuração electrónica inicial. O mais provável é o objecto/atomos emitirem na zona do não visível. Não tenho a certeza.
Perguntas similares