“Uma adequada administração e ancoragem das expectativas dos agentes privados, formadores de preços ou não, em relação à inflação futura é uma dimensão essencial do regime monetário de meta de inflação. Por sua natureza, de indicador antecedente de riscos inflacionários futuros, tal como percebidos e estimados pelos agentes econômicos privados, essas expectativas fornecem informações fundamentais para a condução da política monetária. Na prática, especialmente em um regime monetário de meta de inflação, a expectativa de inflação dos agentes privados é uma variável que assume, seja implícita ou explicitamente, o papel de meta intermediária da política monetária” (Fonte: SILVEIRA, Jaylson Jair da; LIMA, Gilberto Tadeu. Regime monetário de meta de inflação em um ambiente de heterogeneidade de estratégias de formação de expectativas de inflação. Estudos Econômicos, v. 43, n. 2, Junho 2013. Citação retirada da página 214. Disponível em: . Acesso em: 20/4/2019).
Considerando os conteúdos trabalhados na disciplina, análise as alternativas abaixo e assinale aquela que aponta, corretamente, a diferença entre as “expectativas adaptativas” e as “expectativas racionais”:
A
Expectativas adaptativas implicam que os agentes da economia formam suas expectativas com base em previsões para o futuro. Expectativas racionais, ao contrário, baseiam-se apenas na experiência passada.
B
Tanto as expectativas adaptativas quanto as expectativas racionais baseiam-se em experiências passadas e também em previsões futuras.
C
Expectativas racionais baseiam-se em cálculos econométricos. Expectativas adaptativas, ao contrário, podem ser consideradas formas irracionais de formação de expetativas.
D
Expectativas adaptativas implicam que os agentes da economia formam suas expectativas com base na demanda agregada. Expectativas racionais, ao contrário, baseiam-se exclusivamente na oferta agregada.
E
Expectativas adaptativas implicam que os agentes da economia formam suas expectativas sobre o que irá acontecer no futuro somente com base nos resultados do passado. Expectativas racionais, ao contrário, utilizam, além das informações do passado, previsões para o futuro.
Respostas
respondido por:
1
Pode-se apontar que a diferença entre as “expectativas adaptativas” e as “expectativas racionais” é que as expectativas adaptativas implicam que os agentes da economia formam suas expectativas com base nos eventos passados.
Já as expectativas racionais, por sua vez, são fundamentadas principalmente nas informações que se tem sobre o mercado, que serão usadas de maneira lógica para formular as previsões para o futuro.
Letra E.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás