Galera, me ajudem por favor! Sou terrível em geografia!
Em um discurso realizado nos Estados Unidos, em 1946, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill referiu-se à crescente influência soviética sobre países do leste europeu e assinalou o início de divergências e polarizações que caracterizaram a "Guerra Fria". Declarou que: "De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente". Os antigos aliados tinham se tornado adversários e o mundo estava dividido entre dois blocos político-ideológicos -Capitalistas e socialistas-, Que se enfrentariam em escala mundial.
a) IDENTIQUE E EXPLIQUE duuas iniciativas tomadas pelo governo americano com a finalidade de conter o avanço soviético na Europa.
b)As disputas e confrontos da Guerra Fria não se restringiram ao tedrritório europeu. INDIQUE dois exemplos que caracterizaram as tensões entre americanod e soviéticos, fora do território europeu.
Respostas
(A) Plano Marshall: Criado como uma ajuda financeira aos países do bloco capitalista na Europa, que posteriormente também ajudou o Japão. OTAN: Aliança militar ainda existente que envolve países que localizam-se no Atlântico Norte.
(B) Crise dos mísseis de Cuba e Guerra Soviética do Afeganistão.
Resposta:
A) Plano Marshall: Foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
OTAN: É uma aliança militar intergovernamental criada após o final da Segunda Guerra Mundial no contexto da bipolaridade formada entre os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, no período da Guerra Fria.
B) Crise dos mísseis de Cuba e Guerra Soviética do Afeganistão.