• Matéria: Biologia
  • Autor: myrele55632
  • Perguntado 7 anos atrás

O que é fitoplâncton e zooplâncton ? ​

Respostas

respondido por: tauny23
3

O fitoplâncton pode ser definido como um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes que vivem flutuando na superfície das águas. Ele é composto por algas microscópicas e cianobactérias, que podem ser unicelulares, coloniais ou filamentosas.

Por viver em ambientes aquáticos – tanto em ambiente límnico (lagos, por exemplo) como marinho –, o fitoplâncton apresenta uma série de adaptações que lhe garante a sobrevivência na coluna d'água. Alguns desses micro-organismos, por exemplo, possuem flagelos que ajudam na locomoção; outros, por sua vez, possuem vacúolos de gás que auxiliam na flutuação, enquanto alguns deles apresentam mucilagem, que envolve as células e garante proteção, flutuação e locomoção

→ O zooplâncton

O termo zooplâncton é derivado do grego zoon, que significa animal, e planktos, que significa deriva. É constituído por organismos microscópicos e heterotróficos que atuam como herbívoros, carnívoros, detritívoros ou onívoros na teia trófica aquática. Os principais componentes do zooplâncton são protozoários, vermes, crustáceos e larvas de insetos.

O zooplâncton pode ser dividido em duas categorias básicas com base no tempo em que permanecem no plânton: o holoplâncton e o meroplâncton. O holoplâncton, também chamado de zooplâncton permanente, é o organismo que permanece por toda a sua vida no plâncton. Já o meroplâncton, também conhecido como zooplâncton temporário, permanece apenas temporariamente na comunidade planctônica, como é o caso das larvas de insetos e de caranguejos.

respondido por: lilikaane
2

Resposta:

Fitoplâncton: são os plânctons de origem vegetal que vivem nas águas superficiais, uma vez que os organismos vegetais autótrofos, necessitam realizar o processo de fotossíntese através da luz solar, por exemplo, as microalgas fotossintetizantes (algas microscópicas).

Zooplâncton: caracteriza o plâncton de origem animal (metazoários), ou seja, seres heterotróficos, classificados em dois grupos, os “holoplânctons” que passam a vida toda no plâncton, como alguns crustáceos, cordados e cnidários, enquanto que os “meroplânctons” vivem no plâncton somente durante a fase larval por exemplo as larvas de moluscos, crustáceos equinodermos. O denominado ictioplâncton é a parte do zooplâncton que inclui os ovos e larvas de peixes.

Perguntas similares