• Matéria: Filosofia
  • Autor: hanaparaiso
  • Perguntado 7 anos atrás

Entre os dois grandes pós-socráticos - Platão e Aristóteles - existem aproximações e distanciamentos. O primeiro era filho de Atenas, das velhas tradições e da política familiar. Já Aristóteles era nascido e educado em ambiente distinto. Filho de médico, aprendeu que a observação e a experiência são fundamentais para o conhecimento. Sobre as convergências e as divergências entre Platão e Aristóteles, assinale a alternativa CORRETA:
a) A metodologia adotada em "A Política", Platão, aproxima-se do que atualmente poderíamos chamar de "científica", pois, a partir de uma análise empírica, persegue dois objetivos distintos: compreender o funcionamento dos regimes políticos existentes e descrever um modelo ideal de governo.
b) Para Aristóteles, a luta política pertence à cúpula governamental, polariza-se a partir de duas reivindicações centrais de poder: o interesse das elites econômicas em detrimento do bem-estar da classe dominante, com a priorização do bem-estar econômico e social dos governantes.
c) Aristóteles, ao mesmo tempo que busca afastar-se, mantém aproximação com seu mestre, Platão, com um fim ético e um princípio político em todo seu trabalho, e esta intenção nunca foi abandonada.
d) O critério estabelecido por Platão diferencia-se do utilizado por Aristóteles em um aspecto central: para o primeiro as formas autênticas eram as que visavam ao bem comum, enquanto que para o segundo era o respeito à lei.

Respostas

respondido por: elamambretti
32

Sobre as convergências e as divergências entre Platão e Aristóteles:

c) Aristóteles, ao mesmo tempo que busca afastar-se, mantém aproximação com seu mestre, Platão, com um fim ético e um princípio político em todo seu trabalho, e esta intenção nunca foi abandonada.

Platão e Aristóteles em suas teses políticas, são divergentes no sentido de que em Platão temos a idealização uma sociedade justa e perfeita, ou de como a política deveria ser, enquanto que Aristóteles, analisou a política de uma maneira mais realista, isto é, como era de fato.

Um dos pontos convergentes é o de uma sociedade justa, já que ambos aceitavam que uma sociedade fosse dividida em segmentos, onde cada indivíduo exerceria da melhor maneira possível, o que lhe era determinado pela sua própria natureza,

Também os dois filósofos entendiam que o objetivo principal da política tem fim ético, quando a constituição de um Estado deve privilegiar a educação, a felicidade e o bem comum de seus membros.

Bons estudos!

Perguntas similares