Alguém pode me ajudar?
a) Trabalho assalariado
b) Negócio próprio
c) Prestação de serviços como liberal ou autônomo
d) Investimentos
Respostas
Resposta: A) Trabalho assalariado: O trabalho assalariado consiste em ter um registro na CTPS, (Carteira de Trabalho e Previdência Social) ou contrato, afim de se enquadrar nos direitos da CLT, (Consolidação das Leis Trabalhistas), e ser remunerado com no mínimo, um valor estipulado em lei, chamado de "salário mínimo", com garantia que receberá um salário periodicamente pelos seus serviços prestados, e com garantia que se involuntariamente for desempregado, sem justa causa. Terá direito a respaldo por parte da Constituição Federal, obtendo seu FGTS.
B) Negócio próprio: Atualmente uma das opções legais e mais viáveis para quem quer inciar seu próprio negócio, é a criação de um MEI (Micro Empreendedor Individual), que consiste em baixo investimento de início e é referência em praticidade e facilidade de criação. Atendendo a um ótimo custo-beneficio. Entre esse benefícios podemos citar que o MEI consegue ter um registro próprio na Receita Federal através do Certificado de Condição do Empreendedor Individual (CCMEI), favorece abertura de contas e crédito bancário, emissão de notas fiscais, direito à aposentadoria, salário maternidade... etc. E garante a prestação legal de serviços para outras empresas ou entidades públicas, o que garantira a possível geração de renda por parte do MEI.
C) Prestação de serviço como autônomo: O trabalhador autônomo não possui vinculo fixo, com qualquer empresa. Ele atuará por conta própria, com independência financeira e econômica. O que difere o autônomo do liberal, é que o autônomo não carece de qualificação para atuar no mercado de forma regular. Sendo fundamental apenas o registro na prefeitura da cidade, como um prestador de serviços, para o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços). E ainda terá que recolher o Imposto de Renda e o INSS.
D) Investimentos: Atualmente existem diversos tipos de investimento, podemos ter como exemplos: Tesouro Selic, poupança, Certificado de Depósito Bancário (CDB)... etc. Porém o investimento de risco, pode gerar perda de renda, e os mais arriscados são: ações individuais de empresas. O mercado de ações, especialmente o investimento na Bolsa de Valores. E estes exigem um certo conhecimento e estudo, para adentrar e gerar renda. Para quem inicia nos investimentos, o mais recomendável seria um investimento que não gere perdas. Um ótimo começo, é o banco digital NuBank, que investirá para você todo o dinheiro presente na conta, rendendo 100% do CDI.