05. (UNESP SP/1999) A Declaração de Direitos (Bill of Rights) da Inglaterra de 1689, a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América de 1776 e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 da França são documentos que expressam um processo revolucionário abrangente que pode ser caracterizado como:
a) declínio da aristocracia feudal, fim do poder monárquico e redemocratização dos Estados.
b) ascensão política da burguesia, queda do poder absolutista e fortalecimento do liberalismo.
c) igualdade de direitos para todos, fim das monarquias e difusão das ideias iluministas.
d) fim dos privilégios da nobreza, organização de repúblicas e difusão do positivismo.
e) ampliação dos direitos da burguesia, estabelecimento de democracias e declínio do liberalismo
06. (UNIMONTES MG/2005) Leia o seguinte texto. A Revolução Inglesa, portanto, não foi feita ao talante de ninguém: aconteceu. Mas se olharmos os seus resultados, quando os idealistas, homens de vontade consciente de ambos os lados, foram derrotados, o que emergiu foi um Estado onde os órgãos administrativos que mais impediam o desenvolvimento do capitalismo haviam sido abolidos. Se a Revolução de 1640 não foi feita ao talante de ninguém, o golpe de Estado de 1688- 1689 e a sucessão Hanoveriana, pacífica, o foram e muito. A classe proprietária de terra, autoconfiante, tinha agora tomado conscientemente seu destino em suas próprias mãos. (HILL, Christopher. Uma Revolução Burguesa? Revista Brasileira de História, nº 7, p. 30-31)
Com base no conteúdo do texto acima, podemos inferir que
I- os resultados da Revolução Inglesa concretizaram as expectativas da massa popular, no sentido de deter o avanço capitalista.
II- A Revolução Inglesa foi conduzida, ao longo de todo o processo, por homens comprometidos com as demandas dos camponeses e operários têxteis. III- A Revolução Gloriosa e a ocupação do trono pelos Hanovers foram produto da vontade e da ação consciente da classe proprietária.
IV- os órgãos administrativos que tolhiam o avanço do capitalismo desapareceram com o final da primeira fase da Revolução Inglesa.
São CORRETAS as afirmativas
a) II, III e IV, apenas. b) III e IV, apenas. c) I e IV, apenas. d) II e III, apenas.
07.TEXTO: 1 - Comum à questão: 94 “O poder do Estado não deve ser absoluto, pois ele representa uma ameaça à liberdade das pessoas. Todo poder tende a abusar de si mesmo, por isso deve ser limitado pela autoridade terrena” (UNIPAR PR/2007) Na era moderna, a primeira vez que um poder limitado foi instaurado ocorreu a partir de:
a) 1580, com a União Ibérica que reuniu Portugal e Espanha por meio de um governo constitucional.
b) 1688-89, com a Revolução Gloriosa na Inglaterra que implantou a monarquia parlamentar.
c) 1787, com a Constituição americana que determinou as bases dos Estados Unidos da América.
d) 1789, com a Revolução Francesa e o governo constitucional de Napoleão Bonaparte.
e) 1848, com a Revolução socialista na França onde os governantes passaram a ser eleitos diretamente pelo povo.
Respostas
0.5) (Unesp SP) c)
R: acredito q o mais marcante na questão é o fato de ressalta "processo revolucionário abrangente" ou seja eles buscavam através de um processo revolucionário uma limitação aos poderes monarcas, que ocorreu primeiramente na Inglaterra (fato marcante q comprovou a possibilidade da limitação do poderes monarcas) e posteriormente em demais lugares.
0.6) (Unimontes MG/2005) ?)
R: não sei amigo
0.7) (Unipar PR/2007) b)
R: Como dito anteriormente a declaração da Bill of rights fora a primeira comprovação da limitação do poderio dos monarcas
Espero ter ajudado abraços!
As questões a seguir apresentam importantes características da Revolução Inglesa e Bill of Rights, o gabarito da questão se encontra respectivamente:
- 5 - C
- 6 - B
- 7 - B
Revolução Gloriosa:
A revolução gloriosa encerra o reinado de Jaime II e coloca a monarquia parlamentar como forma de governo na Inglaterra, recebeu esse nome porque não houve nenhum conflito armado para a instalação desse novo governo.
Tinham como objetivo limitar o poder do rei e evitar que a Igreja Católica retomasse a sua influência no país. Essa revolução foi fundamental para garantir a estabilidade do governo que foi fundamental para a Inglaterra se tornar uma potência mundial.
Bill of Rights:
O Bill of Rights foi um documento elaborado pelo parlamento britânico, após a fuga do Rei Jaime II, diante a chegada do exército de Guilherme III no território inglês durante a revolução gloriosa.
O rei Inglês Jaime II vinha tentando estabelecer a fé católica o que não agradava a elite anglicana da Inglaterra, desse modo é tramado um golpe contra o rei, usado o chefe de estado da Holanda Guilherme III, foi “convidado” a invadir a Inglaterra e derrubar o rei Jaime II.
Porém, Guilherme III deveria aceitar as limitações de ações da monarquia perante o parlamento, dentre as principais medidas impostas pelo Bill of Rights estavam:
- Proibição da cobrança de impostos sem a aprovação do parlamento
- Não poder interferir nas eleições e demais ritos do parlamento
- Proibição de suspensão de leis
- Limitação do poder da monarquia.
Leia mais sobre revolução inglesa em: https://brainly.com.br/tarefa/39168314