Diferentemente do contexto mundial, o Brasil, entre os anos de 1980 e 2008, apresentou maior presença e diversidade de matrizes energéticas renováveis, como a agroenergia e a hidroeletricidade. Neste período, a participação das fontes "limpas" de energia ficou em 45%, devido a algumas políticas energéticas implantadas. De 114,8 milhões em 1980 para 251,5 milhões de tep em 2008, foi a evolução da oferta de energia, com taxa anual média em 2,8%, significativamente superior a taxa mundial, de 1,9% (VENTURA FILHO, 2009). (Fonte: VENTURA FILHO, Altino. O Brasil no contexto energético mundial. Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético. Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas Públicas e Estratégia da Universidade de São Paulo - NAIPPE, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2009
cliviamendonca:
sobre a matriz energetica barsileira é correto afirmar
Respostas
respondido por:
5
Ao contrário dos demais países, o Brasil desde os anos 80 está apresentando uma grande presença e diversidade de matrizes energéticas renováveis, os principais exemplos são as agroelétricas, hidrelétricas, usinas de energia solar e usinas de energia eólica.
A participação das fontes “limpas” de energia no Brasil é bem maior que a média mundial, tal fato é resultado de políticas energéticas adotadas. O Brasil tem a matriz energética mais renovável do mundo, com 45% da produção proveniente de usinas hidrelétricas, além de fontes energéticas como biomassa, etanol, energia eólica e solar.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás