Ao reiniciar a alimentação com cautela no tratamento de uma criança desnutrida, deve-se estar de acordo com a fisiopatologia da doença e com as necessidades nutricionais. A alimentação, primeiramente, tem o objetivo de estabilizar a criança metabolicamente e, em seguida, na reabilitação.
Agora, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas proposta:
I. Na fase de estabilização metabólica, é necessário que se atente ao tipo e quantidade de alimentos, principalmente envolvendo a energia e as calorias, para atender as necessidades fisiológicas da criança.
PORQUE
II. Essa fase de estabilização metabólica, pode durar de 1 a 7 dias e devendo priorizar a alimentação via oral, sendo que a quantidade total não deve ultrapassar o volume de 120 a 140 mL/Kg de peso/dia.
Agora, assinale a alternativa a seguir que nos informa corretamente sobre as asserções I e II:
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Resposta:
Explicação:
Segundo o Ministério da Saúde (1993) para realizar o tratamento da reidratação de maneira eficaz é necessário utilizar sais para reidratação oral (SRO), os saís são eficientes no tratamento de desidratação por diarreia de qualquer etiologia e qualquer idade. Para crianças, a quantidade de SRO a ser administrada deverá ser de 50 a 100 mL/Kg.
Qual é o período que o SRO deve ser administrado?
No período de 4 a 6 horas. Correto
Com base nas informações acima, analise os itens a seguir a respeito do zinco:
I. O zinco possui características que contribui nas funções imunomoduladoras.
II. A suplementação de 10 a 20 mg de zinco em crianças e lactentes auxilia na redução de até 20% a frequência e a gravidade do episódio diarreico.
III. O zinco possui ação profilática por 2 a 3 meses.
IV. A suplementação do zinco é indicada tanto na diarreia aguda, como na persistente, por um período de 10 a 14 dias.
I, II, III e IV. Correto
I. Segundo o Comitê de Nutrição da Academia Americana de Pediatria (2004) é recomendado 0,5g/Kg/dia de fibra alimentar, atingindo o máximo de 30g na adolescência.
II. Já a Fundação Americana de Saúde sugere que logo após o término da lactação, até o indivíduo atingir a idade adulta, o consumo de fibras seja a idade em anos, acrescidos de 5g, sendo o máximo indicado, de 25g.
III. Segundo o IOM (2005) a recomendação são as fibras por faixa etária e sexo, sendo em torno de 25% de fibras solúveis e 75% insolúveis.
IV. Já o IOM (2002) preconiza consumir 30 g na adolescência, pois é um cofator essencial para quase 200 enzimas, participa do crescimento celular, além de controlar o crescimento e desenvolvimento gonadal.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
I, II e III, apenas. Correto
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas proposta:
I. A principal causa da anemia ferropriva é a baixa ingestão de ferro, principalmente nas fases com aumento na demanda (crianças de seis meses a cinco anos).
PORQUE
II. A redução da concentração de hemoglobina afeta o transporte de oxigênio para os tecidos, diminuindo o desempenho físico e pode haver atrasos no desenvolvimento psicomotor e alterações de comportamento em crianças.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto