• Matéria: História
  • Autor: Joaopedrodejesus91
  • Perguntado 7 anos atrás

explique o que foi a revolta da vacina​

Respostas

respondido por: morangotango90
4

Resumo: Causas e Consequências

Quando o presidente Rodrigues Alves assumiu o governo, em 1902, nas ruas da cidade do Rio de Janeiro acumulavam-se toneladas de lixo.

Desta maneira, o vírus da varíola se espalhava. Proliferavam ratos e mosquitos transmissores de doenças fatais como a peste bubônica e a febre amarela, que matavam milhares de pessoas anualmente.

Decidido a reurbanizar e sanear a cidade, Rodrigues Alves nomeou o engenheiro Pereira Passos para prefeito e o médico Oswaldo Cruz para Diretor da Saúde Pública.

Com isso, iniciou a construção de grandes obras públicas, o alargamento das ruas e avenidas e o combate às doenças.

A reurbanização do Rio de Janeiro, no entanto, sacrificou as camadas mais pobres da cidade, que foram desalojadas, pois tiveram seus casebres e cortiços demolidos.

A população foi obrigada a mudar para longe do trabalho e para os morros, incrementando a construção das favelas.

Como resultado das demolições, os aluguéis subiram de preço deixando a população cada vez mais indignada.

Revolta da Vacina contra os políticos

Charge: A Lei da Vacinação Obrigatória acende o pavio da revolução enquanto os políticos e Oswaldo Cruz (vestido de médico) ficam apavorados

Era necessário combater o mosquito e o rato, transmissores das principais doenças. Por isso, o intuito central da campanha era precisamente acabar com os focos das doenças e o lixo acumulado pela cidade.

Primeiro, o governo anunciou que pagaria a população por cada rato que fosse entregue às autoridades. O resultado foi o surgimento de criadores desses roedores a fim de conseguirem uma renda extra.


morangotango90: eu acho
morangotango90: e espero ter ajudado
Joaopedrodejesus91: eu quero resposta pequena
morangotango90: desculpa
morangotango90: ;(
respondido por: vitoria6579
4

basicamente estava tendo uma espécie de "surto" de uma doença chamada varíola. então o presidente daquela época (Rodrigo Alves) foi alertado e disseram para ele fazer uma espécie de campanha para vacinar as pessoas contra essa doença porém não foi de uma forma muito boa, ele praticamente queria obrigar a todos tomar dizendo ser uma lei, a forma em que eram dadas as vacinas também não eram muito recomendadas eles faziam um corte na perna ou no braço e inseriam a vacina então o povo se revoltou dizendo que não era certo serem obrigados a tomar a vacina que deveria ser algo por vontade própria, e a forma em que era aplicada então o governo tinha uma área de isolamento no Acre em que mandavam todos que se recusavam ou estavam infectados pela doença isso ocorreu em 1904

Perguntas similares