• Matéria: Sociologia
  • Autor: whitneylaionara
  • Perguntado 7 anos atrás


​Como Durkheim compreendia o funcionamento da sociedade?

Respostas

respondido por: lucasaiires05paj50l
5

Resposta:

Explicação:

No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc.

O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.

Para Durkein o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Esses fatos sociais são as regras impostas pela sociedade (as leis, costumes, etc. que são passados de geração à geração).

É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. O indivíduo aprende a seguir normas e regras que não foram criadas por ele, essas regras limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais.

Durkein propôs um método para a Sociologia que consiste no conjunto de regras que o pesquisador deve seguir para realizar, de maneira correta, suas pesquisas. Este método enfatiza a posição de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relação à sociedade: ele deve descrever a realidade social, sem deixar que suas idéias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais.

respondido por: moonlightx
6

Ele acreditava que todos tinham um papel de grande importância. Cada órgão deveria cumprir com sua função para que a sociedade, num todo, funcionasse corretamente.

Poderia ser comparado com um grande corpo, se um órgão (ex.: rim) não estivesse funcionando, isso não impediria outro órgão (ex.: fígado) de funcionar perfeitamente mas prejudicaria o corpo e seu "bem-estar".


moonlightx: tentei deixar claro, espero ter ajudado sz
Perguntas similares