Respostas
Resposta:
Explicação:A evolução do sistema capitalista trouxe também as diferenças econômicas entre os países, diferenças que podemos enxergar nos dias de hoje. A Origem do subdesenvolvimento está relacionada diretamente aos extensos períodos de dominação econômica e política, além das relações encontradas entre colônias e metrópoles.
Características dos países subdesenvolvidos
Entre os países subdesenvolvidos encontramos muitas diversidades, mesmo com essas diversidades, as características abaixo são normais em sua maioria, como os indicadores socioeconômicos baixos:
Elevadas desigualdades sociais – resultantes de uma concentração de capital e má distribuição de renda.
Balança comercial desfavorável – nos países desenvolvidos o numero de exportações são mais baixas que as de importações, onde a economia está relacionada aos produtos primários.
Dependência financeira e tecnológica – As transnacionais e o capital especulativo dominam o mercado.
Dívida externa – A renda que poderia ser utilizada em pró a população local é comprometida, pois vai direto para o FMI e empresas de países desenvolvidos em forma de pagamento.
Os países subdesenvolvidos são os integrantes da periferia do sistema capitalista de hoje, se caracterizam pela grande dependência econômico-financeira e dependência tecnológica dos países desenvolvidos.
Possuem desigualdades sociais internas com pobreza em graus distintos, miséria e exclusão social, em alguns países pode ser de maneira total ou na maioria de sua população. Além desses problemas se destacam os problemas políticos, como populismo e autoritarismo.
Imagem: Reprodução
Lista de países subdesenvolvidos
África:
Angola
Benim
Burkina Faso
Burundi
Chade
Comores
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Gâmbia
Guiné
Guiné-Bissau
Lesoto
Libéria
Madagáscar
Malawi
Mali
Mauritânia
Moçambique
Níger
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Ruanda
São Tomé e Príncipe
Senegal Senegal
Serra Leoa
Somália
Sudão
Sudão do Sul
Togo
Tanzânia
Uganda
Zâmbia
América :
Haiti
Ásia:
Afeganistão
Bangladesh
Butão
Camboja
Timor-Leste
Laos
Myanmar
Nepal
Iémen
Oceania:
Kiribati
Ilhas Salomão
Tuvalu
Vanuatu
Como se vive nos países subdesenvolvidos
Nessas nações, onde ocorreu grande colonização de exploração, existem até hoje uma forte dependência econômica para com os países mais ricos do planeta e uma grande concentração de riqueza que provoca terríveis desigualdades sociais.
Nos países subdesenvolvidos há uma massa enorme de pessoas desprovidas de recursos básicos para a sobrevivência. Nesses países, ocorrem elevados índices de mortalidade infantil, baixos índices de escolaridade, falta de moradia, fome e problemas de saúde.
A baixa escolaridade nos países subdesenvolvidos é causada pela precariedade das estruturas de ensino e também pelo ingresso prematuro das crianças no mundo do trabalho, contrariando os objetivos da ONU/UNICEF para as crianças.
Imagem: Reprodução
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que os países gastem 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação; contudo, a média de investimentos no ensino é geralmente menor.
Em muitas cidades nesses países subdesenvolvidos, os moradores de favelas constituem mais de 50% da população; nesses locais há pouco ou nenhum acesso à água encanada, saneamento básico, a energia, etc.
A falta total ou parcial de alimentos é uma realidade e atinge uma enorme parcela da população na qual as pessoas podem chegar a ficar dias sem alimento.
Referências
Geografia geral e do Brasil – João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene
O avanço das desigualdades nos países desenvolvidos: lições para o Brasil – Dieese
Capital financeiro e desigualdade – Luiz Gonzaga Bellluzo
Luana Bernardes
POR LUANA BERNARDES
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.