• Matéria: História
  • Autor: ednilsonegcs
  • Perguntado 7 anos atrás

leia o fragmento abaixo, sobre o ponto de vista árabe sobre as Cruzadas. Para os árabes muçulmanos, a invasão dos “cavaleiros de Cristo” era, por si só, uma barbaridade. Não havia ocorrido desentendimento algum que justificasse as campanhas militares dos cristãos ocidentais e muito menos a selvageria com a qual os combates eram travados. A desculpa dos invasores provocou ainda mais espanto: eles estavam ali para retomar os locais considerados santos pelos cristãos. Do ponto de vista árabe, o argumento era incoerente, já que os principais pontos de peregrinação cristãos estavam abertos a eles, como a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém. […] E, apesar de Jerusalém ser governada por muçulmanos, não havia restrição às práticas religiosas não islâmicas. A opção religiosa nunca impediu que judeus e cristãos ocupassem cargos importantes nos califados. No serviço público, os seguidores de Jesus Cristo eram até maioria. Isabelle Somma. Aventuras na História. Edição de abril de 2005.
a) segundo o texto, por que os árabes condenavam as Cruzadas?
b) que outras “barbaridades” os cristãos cometeram durante as Cruzadas?
c) por que para os cristãos não bastava poder visitar Jerusalém?

Respostas

respondido por: kianrecenaroos
58

Resposta:

a) Porque os locais santos para os cristãos eram acessíveis a eles, embora estivessem sob domínio árabe. Além disso, os cristãos eram bem tratados em Jerusalém e tinham suas práticas religiosas respeitadas.

b) Mataram homens, crianças e mulheres, roubaram casas, incendiaram mesquitas.

c) Porque como era uma cidade símbolo, onde Jesus viveu, morreu e ressuscitou, achavam que deveriam expulsar fiéis de outra religião e controlá-la.

*ESPERO TER TE AJUDADO*

Perguntas similares