Respostas
Explicação:
1. Embora as papilas gustativas se regenerem constantemente, aos 20 anos as pessoas perdem metade da quantidade de papilas que tiveram durante a infância.
2. À medida que envelhecemos, nossa resposta aos sabores muda: quando somos jovens, damos preferência aos sabores adocicados. Já quando envelhecemos, ocorre o contrário.
3. Na parte central da língua, os sabores mal são percebidos
4. Uma equipe de biólogos da Universidade de Buffalo (EUA) publicou um estudo concluindo que a obesidade pode mudar o gosto das comidas. Os cientistas determinaram que, em comparação mais magros, os com sobrepeso tinham menos células gustativas que respondiam à doçura
5. Pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido) descobriram que a percepção do gosto varia conforme o utensilio utilizado para consumir o alimento.
Um alimento só tem gosto se for composto de moléculas solúveis na água, de forma que se difunda por meio da saliva até as papilas gustativas. Para ser saboroso, o alimento deve ainda ser composto de partículas voláteis (que evaporam), para que espalhem o aroma por nossas vias olfativas. O chuchu praticamente não tem gosto porque é pobre em compostos voláteis (quase não tem cheiro) e muito rico em água, que não tem partículas solúveis em sua composição.