o texto citado a seguir é um fragmento de poema sobre a natureza, de parmenides. nele, o filosofo pré-socrático trata da vias de investigação em busca do conhecimento
"E agora vou falar; e tu, escutas as minhas palavras e guarda-as bem, pois vou dizer-te dos únicos caminhos de investigação concebíveis. O primeiro (diz) que (o ser) é e que o nao ser nao é; este é o caminho da convicção, pois conduz á verdade. O segundo, que não é, é, e o que não ser é necessário; esta via, digo-te, é imprescrutável; pois não podes conhecer aquilo que não é - isto é impossivel -, nem expressa-lo em palavra."
Com base na analise do texto e de acaordo com seus conhecimentos sobre a filosofia de parmenides, é correto afirmar:
a) devem-se percorrer duas vias para alcançar o conhecimento verdadeiro: a doxa e a episteme
b) a doxa é o caminho que diz "que o ser é e que não ser não é".
c) a episteme é a via indicada por parmenides que pode ser relacionada á opinião.
d) a doxa refere-se a opinião e a episteme. ao conhecimento, á ciencia.
e) as duas vias de investigação indicadas por parmenides propõem o retorno ao mito para explicar a origem do ser
Respostas
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A é falsa. O próprio Parmênides afirma que apenas uma via - a do Ser - deve ser seguida. A outra, mesmo que se queira, é impossível, devendo ser abandonada.
B é falsa. A episteme é o caminho que o afirma, não a doxa.
C é falsa. A episteme é a via do conhecimento fundamentado, racional, enquanto que a doxa é o caminho da opinião.
D é verdadeira. Sendo a doxa frágil e a episteme tão sólida quanto mais racional e adequado é o seu método.
E é falsa. Parmênides, que era filósofo, defende o abandono do mito - doxa - em prol da episteme.
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