• Matéria: Português
  • Autor: ricardo2054
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma das inadequações mais comuns na didática empregada no estudo das variações linguísticas é a “correção” das variantes. Isso pode ser verificado, por exemplo, em atividades que pedem que o aluno “corrija” a fala de determinadas personagens que se utilizam da variante informal para comunicar algo, fato que pode ser comprovado pelo clássico “corrija as palavras erradas na tirinha do Chico Bento”, amplamente difundido nas provas de Língua Portuguesa até certo tempo atrás. Levando em consideração a situação comunicativa, por que a fala de Chico Bento não deve ser “corrigida”?


a.
Pelo tipo descritivo a que as tirinhas se propõem. Esse tipo de texto não comporta sentenças muito longas, o que se espera de uma linguagem formal.

b.
Por causa do atendimento ao gênero textual. As tirinhas não devem se utilizar de linguagem formal, pois possuem curto espaço e linguagem rápida.

c.
A correção inibe o sentido pretendido pela tirinha, prejudicando a compreensão de que Chico é uma personagem culta, daí sua variante informal.

d.
As falas não necessitam de correção porque o ensino moderno da gramática considera formas adversas à norma como integrantes da modalidade culta.

e.
Porque existem diferentes níveis de formalidade empregados na fala, nas suas diferentes esferas de produção e circulação. A retratação de Chico não está incorreta, por isso não precisa de correção.

Respostas

respondido por: RubensAlbuquerquefil
4

Resposta:E

Explicação: Chico Bento é um personagem que usa a linguagem "Caipira" e como a linguagem varia de região não está errada


ricardo2054: Valeu!!!
RubensAlbuquerquefil: :D
Perguntas similares