Para resolver este desafio você deverá analisar a estrutura sintática e semântica de um período composto.
Lembre-se que quando se está diante de um período composto devemos atentar não somente para a análise estrutural, mas também para a análise semântica do enunciado, a fim de reconstruir a intenção comunicativa pretendida.
Observe o período a seguir, ele se refere ao slogan de uma rádio musical: "Ou você dança, ou você dança".
Agora, elabore um texto que contenha os seguintes itens:
a) Conceituação de período composto por coordenação.
b) Análise da estrutura sintática do período com ênfase na relação estabelecida pela conjunção nele presente.
c) Análise do valor semântico do enunciado dada a intenção comunicativa do locutor.
Respostas
Um período composto por coordenação é aquele que as orações são ligadas entre si por meio de uma relação que não é de dependência sintática, mas sim, se relacionam por meio do sentido que estabelecem entre si.
b) A conjunção presente no período acima pode ser identificada como a conjunção alternativa, em que há a possibilidade de escolha de uma das alternativas. Outros exemplos de conjunção alternativas são as seguintes: ora, quer, já..
c) O valor apresentado pela oração acima estabelece a ideia de que não há outra opção a não ser a de dançar, logo, é algo que não pode ser escolhido, apenas aceito.
Resposta:
Aqui está o padrão de resposta esperado.
compreendido como período que se forma a partir de orações sintaticamente independentes o período composto por coordenação em destaque no slogan da propaganda de rádio é formado a partir da presença de duas orações coordenadas alternativas: ou você dança, ou você dança. ou seja, as orações que compõem o período das orações que possuem estruturas sintaticas repetidas, formando-se uma sequência de duas orações sintaticamente autônomas. Veja que nenhuma das duas orações desempenha a função sintática de complemento ou adjunto da outra, nem sequer em regra ou específica seu sentido. E o nexo coesivo O que ocorre entre as orações se dá através da conjunção coordenativa alternativa "ou".
a relação semântica que se estabelece entre as duas orações, operada também pela conjunção alternativa "ou" bora para a construção do valor semântico do enunciado. Pois, a partir da utilização de uma conjunção alternativa que normalmente traduza a ideia de exclusão do conteúdo de uma das orações, escolha de uma em detrimento da outra, constrói-se a ideia de que o ouvinte da rádio não tem escolha não sei dançar já que o slogan não fazendo uso da repetição da conjunção, juntamente com a repetição do verbo dançar, transmite o significado de que as músicas da rádio São tão boas que o ouvinte não irá ficar parado, tendo como sair da apenas realizar a ação de dançar.