• Matéria: História
  • Autor: r10r9n1o
  • Perguntado 7 anos atrás

como foram estabelecidas os critérios para a divisão do território africano ​

Respostas

respondido por: evferrin
2

Resposta:

Explicação:

A partilha africana foi elaborada muito cedo por influência dos países europeus, que exploravam o continente em sua colonização e faziam de sua população e de seu território o que bem entendiam, seguindo apenas os seus interesses. No fim do século XIX, os invasores europeus deram início a  repartição do continente africano entre si, onde iniciaram um capítulo da história de inúmeras relações conflituosas entre europeus e africanos.

Na conferência de Berlim, em 26/02/1885 marcou um dos momentos mais trágicos na história entre o continente europeu e o africano.  14 países europeus (ingleses, franceses, italianos, entre outros) – criavam as primeiras fronteiras na região africana. O objetivo da conferência era de definir regras de ocupação, admitindo princípios básicos para administrar as atividades europeias no continente, como o comércio, a escravidão e a soberania entre cada território. A divisão foi direta, garantindo a propriedade de vários territórios do continente pelas potências europeias e dominando toda a África.

As novas fronteiras desencadearam tragédias militares e humanitárias, de perdas irreparáveis e um extremo caos populacional. Entre métodos armados e palavras mal interpretadas, os europeus enganaram aos africanos e conquistaram suas terras pela trapaça.

Nos tempos atuais, muitas das mesmas fronteiras, estabelecidas sem critérios de divisão que respeitassem a diversidade étnica, as variações linguísticas e as formações políticas dos grupos ali estabelecidos, continuam em estados com baixo senso de identidade e interesse nacional.

Ajudei?? Boa sorte!

Perguntas similares