O conceito de Gestão do Conhecimento surgiu no início da década de 1990 e faz parte da estratégia empresarial e de inovação de algumas empresas. Para Nonaka e Takeuchi (1997), para gerar conhecimento a organização deve completar uma “espiral do conhecimento”, espiral está em que os conhecimentos se transformam de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a explícito, e finalmente, de explícito a tácito. Esses processos de transformação são denominados, respectivamente, de socialização, externalização, combinação e internalização.
Observe as afirmações a seguir sobre exemplos dessas transformações:
I. Um exemplo de socialização seria a relação existente, numa empresa, entre um estagiário e o seu orientador pois nessa interação passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções.
II. Na externalização ocorre uma forma de comunicação dos colaboradores de uma empresa, em que esses colaboradores organizam seus conhecimentos adquiridos por meio de procedimento operacional padrão (POP), mapeamento de processos, fluxogramas e manuais.
III. Na internalização, a documentação ajuda os indivíduos a internalizarem suas experiências, aumentando assim seu conhecimento tácito. Além disso, os documentos ou manuais facilitam a transferência do conhecimento explícito para outras pessoas, ajudando-as a vivenciar indiretamente as experiências dos outros.
Assinale a opção correta:
A
Somente a afirmação I é correta
B
Somente a afirmação II é correta
C
Somente a afirmação III é correta
D As afirmações I, II e III são corretas
Respostas
respondido por:
5
D As afirmações I, II e III são corretas
As conversões do conhecimento são classificadas em: socialização, externalização, internalização e combinação.
Na combinação existe o aprendizado de um novo conhecimento, em que os indivíduos compartilham o conhecimento de uma maneira sistemática e explícita.
Já na externalização, considerada o conhecimento perfeito, uma vez que o conhecimento tácito passa a ser conhecimento explícito.
A internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito e está intimamente relacionada ao “aprender fazendo”.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás