Indique uma razão por que é possível associar o ato de abertura dos portos ao final do período colonial da formação brasileira.
Respostas
Resposta:
No dia 28 de janeiro de 1808, depois de assistir a uma cerimônia do Te Deum, D. João seguiu para o Senado da Câmara para assinar a carta régia que garantia aos portos brasileiros o direito de comercializar diretamente com outras nações. A partir desta data, estava autorizada a importação "de todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias transportadas em navios estrangeiros das potências que se conservam em paz e harmonia com a Real Coroa".
Pelo arranjo vigente até então, toda a produção brasileira era estritamente controlada por Portugal. Daqui, os produtos seguiam diretamente para a metrópole, de onde, após o pagamento de impostos alfandegários à Coroa, eram reexportados para outros países.
- A Abertura dos Portos tem um caráter simbólico importante do fim do pacto colonial, a exclusividade da metrópole sobre os produtos da colônia, sobre o fluxo comercial da colônia - avalia o historiador João Fragoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). - Dentro da historiografia clássica, que enfatizava a subordinação à metrópole, a colônia é fadada a produzir somente coisas necessárias à metrópole. Desde Pedro Álvares Cabral, o Brasil também estava fadado a importar produtos manufaturados. Dessa perspectiva, a Abertura dos Portos tem um papel vital porque quebra com esse pacto.
espero ter ajudado!!!!!!
Explicação: