Respostas
Resposta:
Um oxiânion (português brasileiro) ou oxianião (português europeu) (ou oxoânion e oxoanião) é um íon poliatômico carregado negativamente que contém óxido. Oxiânio pode ser visto como a base conjugada de um oxiácido correspondente, embora ambos os componentes não sejam necessariamente estáveis. Provavelmente o oxiânion melhor conhecido seja o DNA. A mais extensa família de oxiânions são os polioxomolibdatos.
Alguns elementos, Q, (Q = metais e não metais) formam alguns oxiânions, QOxn- com diferentes números de átomos de oxigênio, x, ou diferentes cargas n. Estes oxiânions e seus oxiácidos conjugados são nomeados de acordo ao estado de oxidação do átomo que não o oxigênio, como por exemplo os quatro oxiânios do cloro
Para outros oiânios, os estados de oxidação podem ser diferentes destes, mas a ordem dos prefixos e sufixos se mantém a mesma.
Oxiânions têm alguns papéis ambientais muito importantes. Pode-se mencionar o caso da prevalência de espécies do arsênio em áreas afetadas por arsênio na forma de oxiânions. A superf[ície da água normalmente apresenta condições de oxidação e sob estas condições, espécies de arsênio tendem a prevalecer na forma de arsênio pentavalente, mantendo suas formas oxianiônicas H2AsO4-, e HAsO42-.
Oxiânions bem conhecidos
- Com grupos óxido terminais:
- borato
- carbonato
- nitrato, nitrito, hiponitrito
- aluminato
- silicato
- fosfato, fosfito, hipofosfito
- perssulfato, sulfato, sulfito, hipossulfito
- perclorato, clorato, clorito, hipoclorito
- cromato
- permanganato, manganato
- Com tanto grupos óxido de ligação quanto terminais:
- dicromato
- pirofosfato
- polioxometalatos tais como fosfomolibdato e fosfotungstato