Você é favoravel ou contrario sobre o Regulamentação de um conselho próprio para Pedagogos? .Justifique argumentando
Respostas
Resposta:
Com o início das atividades de forma regulamentada por lei em julho de 2016, o Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP) é uma instituição sem fins lucrativos que atua com o objetivo de regular e fiscalizar a atividade profissional exercida por profissionais da área da educação, visando o reconhecimento do educador profissional, bem como pedagogo associado ao conselho.
O CFEP tem como missão institucional atuar com responsabilidade, promovendo o desenvolvimento dos associados inscritos, primando pela ética e transparência, qualificando a participação profissional na educação e lutando pela valorização dos pedagogos e professores. Assim, o conselho de pedagogia visa ser reconhecido como referência em todo território nacional. Todo o trabalho exercido pelo CFEP é pautado em cima de valores como o aprimoramento contínuo, confiança, cooperação, relações éticas e morais, responsabilidade social e outras.
Por ser um dos Conselhos mais recentes a iniciar suas atividades, o CFEP ainda não é dividido em sedes estaduais ou regionais, mas já conta com seis sedes do Conselho, quatro localizadas no estado de São Paulo (São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Sorocaba), uma no Rio de Janeiro (Niterói) e uma em Belém do Pará.
Registro Profissional | CFEP
Todos os profissionais devidamente formados em cursos de nível superior que atuem como educadores e/ou pedagogos têm direito a tirar a identidade profissional. O documento cedido a qualquer educador/pedagogo e estagiário (desde que comprove matricula a partir do 3º semestre em Pedagogia ou outro curso de nível superior da área educacional) pode ser solicitado pelo site do CFEP.
Após acessar o site do CFEP, o profissional formado ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição, anexando documentos solicitados pelo conselho e esperar o contato da instituição para a conclusão da solicitação. No próprio site, o CFEP disponibiliza um canal para solucionar as dúvidas mais frequentes quanto ao registro e outros serviços prestados pelo conselho.
Benefícios de ser Pedagogo registrado
O principal benefício do registro profissional do Conselho Federal de Educação e Pedagogia é o de que, com ele, o profissional devidamente formado e habilitado de Pedagogia está legalmente apto à realização do exercício da sua profissão. Uma vez cadastrado, o educador/pedagogo passa a portar a Carteira de Identidade Profissional, com validade em todo o território nacional, estando apto, assim, para atuar no mercado de trabalho sem qualquer restrição.
Associações e Sindicatos dos Pedagogos
A categoria dos pedagogos e educadores conta com diversos sindicatos e associações espalhadas pelo Brasil, todos com o intuito de defender a classe de trabalho e manter os serviços profissionais voltados à educação sendo oferecidos em alto nível. Confira a lista de algumas entidades voltadas à defesa dos interesses da classe educadora e pedagógica.
• Sind-UTE/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais;
• Sinpro/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo;
• Sinpro/BA – Sindicato dos Professores da Bahia;
• SINDPSICOPP/BR – Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil;
• Sindipesp – Sindicato dos Profissionais Pedagogos e Psicopedagogos de São Paulo, além de outras organizações pelo Brasil.
Piso Salarial | Pedagogo
Em 2018, o governo federal – através do Ministério da Educação (MEC) – anunciou um aumento de quase 7% no piso salarial dos professores. Portanto, ficou estabelecido o salário mínimo de R$ 2.455,35, o que representa um pouco mais de dois salários mínimos e meio. Em valores reais, o aumento salarial para a classe ficou por volta de R$170 reais quando comparado aos vencimentos mínimos em 2017.
Resposta:
Sou favorável
Explicação: Pela a importância da pedagogia no processo educacional , os profissionais dessa área , precisam ser mais reconhecidos e valorizados.