1) A expressão Revolução Industrial foi difundida a partir de 1845 para definir um grande conjunto de transformações tecnológicas, econômicas, sociais e de processos produtivos que ocorreram na Europa. Tais transformações foram impactantes na forma de produção das mercadorias, as quais, antes, eram resultado da produção artesanal.
Sobre o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, é correto o que se afirma em:
a) O tratado de Methuen ou Tratado de Panos e Vinhos, entre Portugal e Inglaterra, retardou em um século o surgimento da Revolução Industrial na Inglaterra.
b) A Revolução Gloriosa instituiu uma república socialista na Inglaterra, garantindo o impulso para a industrialização artificial do país.
c) O pensamento de John Locke e Adam Smith estabeleceram a ideologia necessária para o desenvolvimento da Revolução Industrial, na França, no século XXI.
d) A supremacia naval inglesa no mundo, em especial a partir dos Atos de Navegação de 1651, permitiu a acumulação de capital necessário para Revolução Industrial.
e) Os cercamentos (enclosures) foi um processo de transformação das terras privadas improdutivas em comunas de abastecimento, barateando o preço do alimento e, consequentemente, da mão de obra industrial.
2) Contrariamente aos fisiocratas, Smith defendeu a tese de que o trabalho humano sobre os elementos da natureza era a fonte de criação do valor das mercadorias e não somente o trabalho na agricultura. Sobre o pensamento de Smith, avalie as afirmativas a seguir:
I. Analisa os fenômenos econômicos como expressão de uma ordem natural subjacente.
II. Defende a intervenção constante dos aparelhos de Estado na economia.
III. Entende que a riqueza é oriunda do trabalho humano.
Está correto o que se afirma em:
a) Apenas I.
b) I, II e III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas III.
e) Apenas II.
3) No início do século XVII, a Inglaterra possuía uma burguesia próspera em função do comércio de lã e manufaturas, bem como um governo estável devido a "política do Rei no Parlamento" operada pela dinastia Tudor.
Sobre esse contexto, é correto o que se afirma em:
a) A parcela mais influente dos comerciantes tinha relações estreitas com a corte dos reis, pois desfrutava dos privilégios reais nas concessões de monopólios comerciais.
b) Os comerciantes de todos os Estados europeus desfrutavam a "Paz Marítima Inglesa", pois a grande frota elisabetana eliminou a pirataria no Atlântico.
c) A alta nobreza inglesa estava profundamente insatisfeita com a politica real, pois a rainha Elizabeth I era uma populista plebeia.
d) Todos privilégios feudais sobre a exploração das terras e dos camponeses, foram eliminados pela política liberal dos cercamentos.
e) A parcela economicamente ativa dos comerciantes ingleses tinha relações estreitas com a corte francesa, daí a rainha Elizabeth fomentar a pirataria no Atlântico.
4) "Os historiadores e filósofos que se dedicam a pensar o nascimento da ciência moderna concordam em afirmar que, a partir do século XVII, a atividade científica estaria ligada à utilização e à construção de instrumentos e ferramentas que possibilitariam a produção de um saber mais exato e preciso. Existe na historiografia um consenso que aponta para o caráter experimental como a marca da ciência moderna." Sobre a Revolução científica, é correto afirmar:
a) Os historiadores e filósofos concordam que a Revolução Científica está ligada a utilização de novos instrumentos experimentais e fundada na filosofia da tradição e da autoridade.
b) Foi influenciada por diversos processos como as Reformas Religiosas, que substituíram um pensamento fundado na racionalidade e empiria, por outro fundado na tradição e autoridade.
c) Os historiadores e filósofos concordam que a Revolução Científica não está ligada a utilização de novos instrumentos experimentais, apenas em uma nova filosofia racional.
d) Foi influenciada pela formação dos Estados Modernos Monárquicos, que geram o advento do mecenato ou patrocínio real às ciências.
e) Foi influenciada por diversos processos como o Renascimento Cultural, as Grandes Navegações, a Reforma Religiosa, a ampliação dos mercados comerciais e a invenção da imprensa.
5) "A cultura se é tão abrangente e mística que para uns pode ser representada como uma teia sem fim. Num significado mais global, a cultura amplia os horizontes e une os povos, à medida que os identifica num processo contínuo e crescente em meio a globalização."
Sobre o conceito de cultura, avalie as afirmativas a seguir:
I. Para Clifford Geertz, a cultura é um conjunto ordenado de sistemas de símbolos significantes, sendo o símbolo tudo aquilo que carrega em si um significado.
II. Peter Burker define cultura popular no negativo: seria a cultura não oficial, a cultura da não elite, das classes subalternas.
III. Para a Nova História Cultural, a cultura popular é o resultado da corruptela ou da vulgarização da cultura erudita.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas III.
d) Apenas II.
e) Apenas I e III.
Respostas
1 – d) A supremacia naval inglesa no mundo, em especial a partir dos Atos de Navegação de 1651, permitiu a acumulação de capital necessário para Revolução Industrial.
A expressão Revolução Industrial difundiu-se a partir de 1845 como uma definição de um grande conjunto de transformações tecnológicas, econômicas, sociais e de processos produtivos ocorridos na Europa.
2 – c) Apenas I e III.
Para Smith, o trabalho humano sobre os elementos da natureza era a fonte de criação do valor das mercadorias e não apenas o trabalho na agricultura.
3 – a) A parcela mais influente dos comerciantes tinha relações estreitas com a corte dos reis, pois desfrutava dos privilégios reais nas concessões de monopólios comerciais.
No início do século XVII, a Inglaterra apresentava uma burguesia rica devido ao comércio de lã e manufaturas, assim como um governo estável devido a "política do Rei no Parlamento" operada pela dinastia Tudor.
4 – e) Foi influenciada por diversos processos como o Renascimento Cultural, as Grandes Navegações, a Reforma Religiosa, a ampliação dos mercados comerciais e a invenção da imprensa.
A Revolução científica teve influência do Renascimento Cultural, das Grandes Navegações, da Reforma Religiosa, da ampliação dos mercados comerciais e da invenção da imprensa.
5 – a) I, II e III.
De acordo com Geertz, a cultura é um conjunto de sistemas de símbolos significantes em ordem. Para Burker a cultura popular pode ser negativa, originária das classes subalternas. E a Nova História Cultural, a cultura popular é a cultura erudita vulgar.
Bons estudos!