• Matéria: História
  • Autor: cristianebetel
  • Perguntado 9 anos atrás

No panorama da sociedade globalizada encontramos o neoliberalismo que prega a abertura da economia com a liberalização financeira, comercial e a entrada de investimentos estrangeiros diretos, a diminuição da interferência do Estado na economia obtida com programas de privatização, entre outras ações.

Leia as 3 afirmativas (I, II e III) a seguir, que abordam o tema citado acima, para selecionar uma das 4 alternativas (a, b, c ou d) que seja a correta.

I - Para competirem na economia globalizada, os países emergentes precisam de empresas ágeis, lucrativas, capazes de atrair os investimentos externos. Nesse sentido, muitos analistas econômicos defendem a venda das empresas estatais argumentando que elas são ineficientes, deficitárias ou pouco lucrativas, além de estarem presas a influências políticas e normas públicas inflexíveis.

II - A privatização, segundo eles, contribui para a modernização dessas empresas, tornando-as uma fonte de receita para o governo. No Brasil as privatizações começaram em 1991, no governo Collor.

III - O governo Itamar Franco prosseguiu com as privatizações, vendendo a Companhia Siderúrgica Nacional. Essas medidas abriram caminho para um amplo programa de privatizações durante o governo FHC que incluiu estatais de grande porte como a Companhia Vale do Rio Doce, a Telebras e Petrobras.

Escolha uma:
a. Apenas afirmativas II e III estão corretas
b. Apenas afirmativas I e III são corretas
c. As afirmativas I, II e III estão corretas
d. Apenas afirmativas I e II são corretas.

Leia o texto a seguir Cultura Urbana e Globalização, de Nuno Vieira de Carvalho, e escolha a alternativa correta.

“A globalização é, porventura, o fenômeno mais marcante das sociedades contemporâneas. Ela influencia a nossa maneira quotidiana de viver, de maneiras que não nos são imediatamente apreensíveis, mas que condicionam fortemente os nossos comportamentos mais expostos ou mais íntimos, desde a política e a economia, à sexualidade, à família ou à religião. Principalmente, importa esclarecer que a globalização não é algo que tenha a ver exclusivamente com o mundo dos negócios e da finança internacional, e os seus autores não são apenas – nem fundamentalmente – os Estados. Como diz Giddens, “é um erro pensar-se que a globalização só diz respeito aos grandes sistemas, como a ordem financeira mundial. A globalização não é apenas mais uma coisa que ‘anda por aí’, remota e afastada do indivíduo. É também um fenômeno ‘interior’, que influencia aspectos íntimos e pessoais das nossas vidas”. [1]

Nesse sentido, a globalização tem conseqüências em praticamente todas as esferas da nossa vida social: “Nem os cépticos nem os radicais compreenderam inteiramente o que é a globalização ou quais são as suas implicações em relação às nossas vidas. Para ambos os grupos, trata-se, antes de tudo, de um fenômeno de natureza econômica. O que é um erro. A globalização é política, tecnológica e cultural, além de econômica”.[2] Ao longo deste ensaio, indagaremos até que pontos essas conseqüências se refletem nas práticas culturais em contexto urbano.

Em sentido lato, entendemos por este conceito o processo histórico em curso, que consiste no adensamento das redes de interdependência à escala planetária, produzindo fenômenos de integração e de hegemonia, mas, simultaneamente, de cisão. (...) (http://napoleao.blogspot.com/2005/03/cultura-urbana-e-globalizao-ensaio-de.html)

Escolha uma:
a. Segundo o autor a globalização é um fenômeno político, econômico e cultural, ao mesmo tempo.
b. Segundo o autor a globalização não é um fenômeno econômico ou financeiro e sim cultural.
c. Segundo o autor a globalização não é um fenômeno político, que diz respeito aos Estados e governos; a globalização é somente um fenômeno que diz respeito à vida privada e a intimidade dos indivíduos.
d. Segundo o autor a globalização é um fenômeno produzido pelo aumento das relações entre as diferentes regiões do planeta, produzindo a desintegração.

Respostas

respondido por: noravieira
54
a. Segundo o autor a globalização é um fenômeno político, econômico e cultural, ao mesmo tempo.

souzakarin: Questão I, resposta D apenas I e II corretas
daniela10ap: obrigada
daniela10ap: a duas respostas estão corretas
Perguntas similares