(uece)considere um gás ideal em um recipiente mantido à temperatura constante e com paredes móveis de modo que possa controlar seu volume nesse recipiente há um vazamento muito pequeno mas o volume é controlado lentamente de modo que a razão entre o número de mols de gás e seu volume se mantém constante pode-se afirmar corretamente que a pressão desse gás
Respostas
Resposta:
Eu acho que se mantém constante.
Explicação:
Bom dado que houve um vazamento mas o volume foi controlado de forma que a razão do numero de mols e o volume fosse constante, se tem uma coisa que poderia interferir na pressão nesse exemplo é a variação do volume para um mesmo numero de mols, que no caso apesar do vazamento as paredes móveis mantêm a situação "inicial" do sistema, mantendo a pressão constante.
Pela equação de Clapeyron : PV = nRT
Se n/V é constante e a Temperatura presumisse ser constante, o R é uma constante dos gases. o P não muda pq nada muda nesse caso, é tudo constante.
A pressão desse gás ideal também permanece constante.
Equação de Clapeyron
Para o sistema gasoso formado por um gás ideal, ocorre um vazamento que não altera a razão existente entre o número de mols de gás e seu volume.
Ou seja, a razão n/V permanece constante, mesmo com o pequeno vazamento.
A Equação de Clapeyron pode ser utilizadas quando desejamos determinar o valor de uma das variáveis do gás (pressão, temperatura ou volume), já que estabelece uma relação entre essas variáveis da forma abaixo-
PV = RnT
Onde,
- p = pressão
- V = volume
- n = nº de mols
- T = temperatura em Kelvin
- R = constante universal dos gases perfeitos
A razão entre o número de mols e o volume do gás é constante. Também é constante o valor de R.
n/V = P/R.T
Logo, somente poderão variar a temperatura e a pressão. No entanto, a questão também diz que a temperatura não varia. Então, a pressão final e inicial serão as mesmas.
Saiba mais sobre a Equação de Clapeyron em,
brainly.com.br/tarefa/22364374
#SPJ2