O processo de implantação das ideias iluministas, modernas, laicas e racionais não se deu de forma pacífica e de aceitação unânime, e formas de resistência podem ser registradas tanto em países católicos como em países protestantes. Entre as resistências e os impasses ao processo do laicismo, o romantismo e o niilismo foram marcas importantes no pensamento ocidental entre o século XVIII e XIX. Sobre essas resistências a laicização no pensamento ocidental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre a resistência pode-se citar, no contexto católico, Dom Bosco e sua rede salesiana de ensino.
( ) O romantismo infla de valor o sentimento, os instintos, o desejo, entre outras dimensões humanas que tinham sido relegadas pela razão.
( ) O processo de secularização da sociedade enfrentou uma resistência que retoma o valor moral, tradicional e sagrado, supervalorizando os aspectos de fé e religiosos do humano. Essa resistência à secularização é chamada de niilismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)V - F - V.b)F - V - F. c)F - F - V.d)V - V - F.
Respostas
Resposta:
(V) Entre a resistência pode-se citar, no contexto católico, Dom Bosco e sua rede salesiana de ensino.
Correto. Dom Bosco buscava resistir ao processo avassalador de secularização que passou a dominar o mundo após o século XIX.
(V) O romantismo infla de valor o sentimento, os instintos, o desejo, entre outras dimensões humanas que tinham sido relegadas pela razão.
A profunda racionalização do mundo e das relações, proporcionou a redução dos valores dos sentimentos e das expressões particulares.
(F) O processo de secularização da sociedade enfrentou uma resistência que retoma o valor moral, tradicional e sagrado, supervalorizando os aspectos de fé e religiosos do humano. Essa resistência à secularização é chamada de niilismo.
Falso. A secularização não valoriza a religião, mas toma seus aspectos e os separa da religiosidade, fomentando um processo de afastamento da religião.
Resposta:
resposta correta alternativa assim: v, v, f.
Explicação: