Respostas
A festa, dança, teatro, arte, religiosidade, folguedo, ritmo e emoção que é o Bumba-meu-boi (Patrimônio Cultural do Brasil), a maior e maisrepresentativa tradição cultural do Maranhão, verdadeira expressão da nossa alma e da formação do nosso povo,cuja base se assenta nos índios, negros e portugueses.
Olá!
A cultura maranhense é um verdadeiro caldeirão de ritmos, talentos, cores, texturas e sabores, que também encerrão grande potencial para o turismo cultural, histórico e rural. A seguir alguns aspectos da variadíssima e riquíssima cultura popular do Maranhão:
• A festa, dança, teatro, arte, religiosidade, folguedo, ritmo e emoção que é o Bumba-meu-boi (Patrimônio Cultural do Brasil), a maior e mais representativa tradição cultural do Maranhão, verdadeira expressão da nossa alma e da formação do nosso povo,cuja base se assenta nos índios, negros e portugueses.
• A diversidade cultural das populações indígenas, uma das maiores do país(aprox. 30 mil), com a maior parte de suas áreas demarcadas e homologadas e 7 etnias diferentes.
• A capital, São Luís, que constitui o primeiro assentamento europeu às portas da Amazônia, é patrimônio da humanidade, pela sua riqueza cultural e por possuir o maior acervo arquitetônico colonial português de origem civil do mundo.• É o Estado com a maior população proporcionalmente negra, cafuza, cabocla e mulata do país. O Maranhão é o estado mais miscigenado do Brasil, fato estampado até na sua bandeira.
• Tem um carnaval autêntico com variadas e ricas manifestações da cultura popular, passando pelas escolas eturmas de samba, blocos tradicionais, blocos organizados, blocos alternativos, tribos de índios, tambor de crioula (Patrimônio Cultural do Brasil) ,blocos de sujos, fofões, casinha da roça, etc. O carnaval de rua de São Luís começa em janeiro e é considerado o terceiro maior e melhor do país.
• As festas juninas, que na verdade se antecipam e começam já em maio, com os tradicionais ensaios dos grupos de bumba-meu-boi, são consideradas, hoje em dia, as melhores do país. O São João do Maranhão é um espetáculo cultural à parte na beleza e autenticidade de suas danças, folguedos, ritmos, tambores, batuques e brincadeiras, que parecem infinitos. Além do Bumba meu Boi, destacam-se o Cacuriá, o Tambor de Crioula, a Dança Portuguesa, a Dança do Côco, o Bambaê de Caixa, a Dança do Lelê, Dança do Lindô, o Forró de Caixa, a Quadrilha e tantos outros. A festa acontece espontaneamente na rua e é com certeza uma das maiores festas populares do mundo
• A vocação para a poesia, lirismo, artes e letras do maranhense, que já deu ao país grandes escritores, poetas, jornalistas e eruditos de várias áreas.
• A beleza e originalidade do seu artesanato. A variedade e riqueza das embarcações artesanais (uma delas Patrimônio Cultural do Brasil)
• A especialidade da sua culinária, de origem luso-afro-tupi, com influências do norte e do nordeste e muita coisa própria, que só tem aqui.
• Os casarões históricos de Alcântara, antiga morada da aristocracia rural maranhense.
• É o caribe brasileiro: a afinidade cultural e proximidade com o Caribe é forte (constitui o "caribe brasileiro"juntamente com os estados do Pará e Amapá) e os ritmos caribenhos são tão presentes no Maranhão que São Luís é considerada a capital brasileira do reggae, que aqui ganhou peculiaridades regionais e já se incorporou à cultura local.
• É reduto importante das religiões afro-brasileiras, que vão desde o tambor de mina (culto jeje cultuado no Maranhão), passando pelo terecô, candomblé, pajelança(influência indígena), tambor da mata e umbanda.
• É território fértil de lendas e mitos. E muito mais........!