Respostas
Resposta:
Explicação:
Toda via, para entender melhor como deve ser feita essa comunicação é importante entender qual é o Ciclo de Vida do produto.
Ciclo de Vida do Produto: o que é, afinal?
O Ciclo de Vida do Produto é um conjunto de fases que um determinado produto irá percorrer ao longo de sua existência. São, ao todo, cinco fases:
Desenvolvimento;
Introdução;
Crescimento;
Maturidade e;
Declínio.
É uma forma mais lúdica de enxergar onde o produto está colocado no mercado e pensar na forma como o Marketing deve agir e tomar decisões do tipo:
Deve-se investir em publicidade?
O produto deve continuar no mercado ou deve retira-lo?
É necessário diminuir o preço?
Portanto, é uma ferramenta de tomada de decisão para estratégias de Marketing.
As 5 etapas do Ciclo de Vida do Produto
1. Desenvolvimento
Momento no qual a empresa cria e desenvolve um novo produto ou serviço.
Nesta etapa, as vendas são inexistentes e os custos de investimento são muito elevados. É uma fase de incertezas sobre o mercado. É fundamental testar muito as funcionalidades do produto/serviço e validar a ideia.
Neste momento, o produto ainda não está no mercado.
2. Introdução
Etapa em que o produto é lançado no mercado.
Geralmente, é um período lento de crescimento das vendas e, consequentemente, de pouco retorno financeiro. O público alvo ainda não sabe da existência do produto. Quase não há margem para a empresa, devido aos altos custos para introduzir o produto. É comum que nesta fase haja prejuízo financeiro.
A produção ainda é pequena e requer investimentos em marketing, publicidade, embalagem e distribuição.
3. Crescimento
Período de rápida aceitação no mercado e de lucros crescentes a medida que mais pessoas adotam o produto. O público alvo descobre a existência do produto.
Em compensação, o número de concorrentes tende a aumentar, devido ao sucesso das vendas. Por isso, é importante continuar investindo para garantir uma liderança de mercado.
4. Maturidade
Período em ainda há volume de vendas expressivo, porém, começa a ter taxas de crescimento das vendas menores, pois o produto já teve aceitação de grande parte dos potenciais compradores.
Os lucros se tornam mais estáveis e os gastos com Marketing, para defender o produto da concorrência, se torna cada vez mais elevado.
É importante que a empresa não se acomode com o cenário de vendas e comece a tomar atitudes preventivas contra a fase de declínio.
5. Declínio
Fase na qual as vendas e lucros começam a cair e o produto começa a se tornar ultrapassado ou novas tecnologias vão surgindo e o mesmo começa a entrar em desuso.
Quando o produto chega nessa fase, é fundamental que a empresa redesenhe o seu planejamento, para que novas alterações no produto sejam feitas para que este seja relançado no mercado, de maneira atualizada e comece outro ciclo.