• Matéria: Filosofia
  • Autor: lucassantos458
  • Perguntado 7 anos atrás

Tendo em vista o conteúdo abordado nas aulas e na apostila sobre a Filosofia Moderna (Unidade IV), avalie se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas.
A) Em teoria política, Nicolau Maquiavel buscou desenvolver seu pensamento sem se pautar em conceitos morais, éticos e religiosos, que pudessem direcionar sua análise. Sua teoria está fundamentada na ideia de uma monarquia absolutista, defendendo o poder forte do soberano, como forma de organização política mais segura e eficaz. O livro mais importante de Maquiavel foi "O príncipe", espécie de manual para que os soberanos se mantivessem no poder. Para esse autor, o poder real se estabelece dentro de uma rede de possibilidades. O príncipe ou rei, virtuoso e bondoso, ainda que esteja no poder por designação divina, precisa ser dotado de astúcia para manter seu poder, pois está sempre entregue à sorte, tendo que saber lidar com invasões, guerras e conspirações com destreza e cálculo.

B) A observação empírica implica na reflexão acerca de um determinado fenômeno a partir de deduções lógicas mentais, de noções elementares e gerais sobre o universo. Um expoente da corrente empirista é David Hume, que sustenta que só chegamos a algum conhecimento sobre os diversos fenômenos à medida que percebemos regularidades de seus elementos, o que nos leva a formulações mentais gerais.

C) Uma das vertentes da Filosofia Moderna são as chamadas teorias do conhecimento, que se preocupavam com a questão de como nós chegamos ao conhecimento. Assim, as discussões orbitavam nos seguintes questionamentos: o que podemos conhecer?; qual a origem do conhecimento?; e como podemos conhecer?

D) Para Thomas Hobbes, o homem em seu estado de natureza era egoísta e aguerrido, se pautando apenas em sua necessidade de sobrevivência. Já John Locke e seu discípulo Jean-Jacques Rousseau concebem que o homem é bom por natureza, sendo dotado de uma liberdade que pode ser perigosa em virtude dos conflitos que pode provocar. Nessas condições para estes dois autores, é preciso um pacto social que advenha de um consentimento unânime.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Todas estão corretas.

A filosofia moderna abarcava um contexto amplo, indo na direção do antropocentrismo e do humanismo, com destaque para o cientificismo, assim como o racionalismo, indo na contramão do pensamento religioso, já que o empirismo, se ligava ao contexto iluminista e do renascimento; Questionando assim a natureza humana, e, a relação do homem com o espaço ao seu redor.

os principais filósofos modernos e respectivamente seus pensamentos filosóficos foram:  

Maquiavel, Criador de "O príncipe" revolucionou o pensamento político, sendo o pai da política moderna;  

Francis Bacon, criador do método indutivo de investigação científica;  

Galileu Galilei, Pai da física moderna;

Descartes, autor da frase "Penso, logo existo", buscava refletir sobre a essência do homem;  

Thomas Hobbes, tinha como base o materialismo, mecanicista e empirismo para desenvolver suas teorias;  

John Locke, precursor dos ideais liberais;

 

David Hume, que tinha como base para a estrutura do seu pensamento a experiência sensível, nas impressões e ideias;  

Montesquieu, ativista no iluminismo;  

Rousseau, filósofo social, com grande contribuição na pedagogia da educação e nos aspectos sociais.  

Adam smith, principal teórico liberalista do período;  

E por fim, Kant, que tinha como base para seu pensamento a razão, assim evidenciando o empirismo.  

Perguntas similares