• Matéria: Direito
  • Autor: kilviasantos
  • Perguntado 7 anos atrás

B) Avaliar qual dos seguintes estilos de pensamento (estruturado, lógico, versátil, investigativo) deverá ser utilizado pelo delegado para solicitar à família a exumação do cadáver da menina para buscar novas evidências do crime. Justificar a sua resposta

Respostas

respondido por: thaynnaba
1

Conforme Deporter (2007), página 12 do livro da disciplina Pensamento Lógico, nosso cérebro processa quatro estilos de pensamento, onde as informações podem ser de forma estruturada, lógica, versátil e investigativa. Os pensadores estruturados e os pensadores lógicos utilizam preferencialmente o lado esquerdo do cérebro, enquanto que os pensadores versáteis e os pensadores investigativos preferem utilizar o lado direito do cérebro, para processar as informações. Fonte: DEPORTER, Bobby. Quantum Thinker: Think Bigger, Make Things Happen. The Quantum Ugrade Series. Little Island: Learning Forum Publications, 2007. Vamos analisar o seguinte caso que ocorreu em uma delegacia de polícia civil em uma pequena cidade cidade do interior do pais, que possui 2000 moradores, conforme o último censo realizado em 2018. Um delegado foi contratado no início do ano de 2019 para assumir uma delegacia de polícia civil, que não possui outros colaboradores. Ao assumir, constatou que trata-se de uma cidade pacata, sem evidências de assaltos, arrombamentos e homicídios nos últimos 2 anos. Pelas informações obtidas é uma cidade calma, onde todos se conhecem pelo nome e sobrenome. Para passar o seu tempo, o delegado começou a ler os registros dos anos anteriores e constatou que no ano de 2015 houve um caso de estupro, seguido de morte por espancamento e asfixia de uma menina de 10 anos, conforme laudo da perícia realizada. A menina é filha de uma família tradicional na cidade. Atualmente, o pai dessa menina é o prefeito dessa cidade. No registro, tem-se todas as fotos do suposto local do crime, bem como foram guardadas em uma caixa todas as roupas que foram utilizadas pela menina, incluindo as roupas íntimas. Na cena do crime foram localizados também um charuto e um isqueiro recarregável com gás. Foi recolhido o sêmen encontrado na menina para fazer-se o exame de DNA e comparar com o assassino. Porém, como não foram identificados os prováveis suspeitos desse crime, o caso foi arquivado pelo antigo delegado como "não resolvido". O novo delegado resolveu abrir o caso e o pai da menina (atual prefeito) autorizou a reabertura do processo criminal investigativo.

No caso podemos afirmar que poderá ser utilizado o pensamento lógico e o pensamento investigativo.

Veja que o texto do enunciado trata sobre um aspecto de investigação atrelado a um crime.

Assim, como várias evidências estão disponíveis, poderá o delegado solicitar a família baseado no pensamento lógico e investigativo sobre a matéria.

Veja que esses casos deverão se sempre previamente justificados a autoridade competente.

espero ter ajudado!

Perguntas similares