Respostas
Uma célula eucariótica possui verdadeiro núcleo; ou seja, possui um envoltório nuclear que protege o material genético; que contém um ou mais nucléolos. É constituída por muitas organelas citoplasmáticas, ao contrário das células procarióticas. E podem ser animais ou vegetais.
Procariontes, procariote são organismos unicelulares na sua vasta maioria. Estas células não possuem nenhum tipo de compasso interno por membranas, estando ausentes o envoltório nuclear e as organelas membranosas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.
A célula vegetal é semelhante à célula animal, mas contém algumas organelas diferentes da célula animal, como a parede celular que dá maior rigidez à célula, vacúolos e cloroplastos.
Célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana nuclear (carioteca). Como todas as células eucarióticas, a célula animal é delimitada pela membrana plasmática.
Célula eucariota: possui uma camada denominada carioteca que envolve o material genético dentro de um núcleo.
Célula procariota: que não possui núcleo, sendo assim, o material genético está disperso no plasma (líquido gelatinoso) da célula.
Tanto as células animais quanto vegetais são eucariontes, logo, possuem membrana e núcleo. Porém, se distinguem em alguns aspectos estruturais e organelas:
Forma: a célula animal apresenta formato irregular, enquanto que a célula vegetal possui forma fixa por ter parede celular (estrutura não presente na célula animal), além da membrana celular
Cílios e flagelos: algumas células animais possuem cílios e flagelos pela necessidade de locomoção, enquanto as vegetais não possuem.
Vacúolo: As células vegetais ainda possuem outra estrutura exclusiva, os vacúolos. Por conduzirem a seiva, o vacúolo é uma estrutura aquosa. Não presente em células animais.
Organelas: na tabela anexa estão as organelas presentes ou ausentes e suas funções.