• Matéria: Química
  • Autor: jhessiflor
  • Perguntado 7 anos atrás

17. (UFCG-PB) O controle da pressão arterial, colesterol e glicemia continua essencial para evitar doenças cardiovasculares. Mas esse controle não precisa ser tão rígido para todo mundo. É possível manter a saúde em equilíbrio sem cair na neurose. (Revista VEJA. Abaixo a ditadura dos índices. Ed. 2048, 20 de fevereiro de 2008).
A mídia tem abordado de forma intensa os prováveis fatores que proporcionam uma vida saudável e um aumento da longevidade. Dessa forma, as mais diversas informações são veiculadas, muitas vezes atendendo aos interesses da indústria em detrimento da disseminação imparcial de informações. O colesterol tem sido alvo dessas abordagens da imprensa, geralmente apresentando os pontos negativos deste para a saúde das pessoas.
O colesterol é um composto insolúvel em água e para ser transportado na corrente sangüínea, liga-se com algumas proteínas e outros lipídeos, em um complexo chamado Lipoproteína. Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém, um dos fatores mais comuns é a dieta. É possível reduzir o colesterol com a adoção de uma vida saudável – atividade física, alimentação baseada em carnes magras, fibras, frutas e cereais integrais. Descreva os benefícios oriundos do colesterol nas atividades do organismo e os malefícios provocados pelo excesso ou por tipo específico de colesterol.

Respostas

respondido por: fernandasantana18
5

O HDL, ou "colesterol bom", é produzido pelo fígado e é de extrema importância para a produção da bile, que irá emulsificar gorduras durante o processo de digestão. Esse colesterol também é responsável por retirar o "colesterol ruim" (ou LDL) da corrente sanguínea e levá-lo para o fígado. O LDL é extremamente maléfico ao nosso corpo pois ele pode se acumular na parede das artérias provocando o surgimento de doenças cardiovasculares.

Perguntas similares