Nos sistemas de distribuição de energia elétrica, é bastante comum ocorrer de a curva de demanda de um alimentador (valor agregado que totaliza a soma das cargas de todos os clientes conectados a este alimentador) não apresentar mudanças abruptas na demanda como as que são tipicamente evidenciadas em uma curva de demanda de um único cliente (individual). As Figuras a seguir ilustram tanto o caso da demanda de um alimentador primário com predominância de cargas residenciais, assim como o caso da demanda de um único cliente (medição em uma residência).
Figura – Curva de carga em um alimentador primário com predominância de cargas residenciais.
Curva de Carga Alimentador Primário
Fonte: Adaptado de KERSTING (2002, pag. 20).
Figura – Curva de carga em uma residência.
Curva de carga em uma residência
Fonte: Adaptado de KERSTING (2002, pag. 15).
Com base no comportamento típico do perfil de consumo de cargas agregadas (ex.: alimentador primário) e do perfil de consumido de cargas individuais (ex.: residência), a explicação para não ocorrer mudanças abruptas nesse perfil no primeiro caso, e ocorrer no segundo, é, porque,
Escolha uma:
a. com base nos fenômenos elétricos e eletromagnéticos (efeitos resistivos, capacitivos e indutivos), cargas agregadas geram efeitos geram um efeito na demanda semelhante ao que ocorre na tensão durante a carga/descarga de um capacitor. Em outras palavras, pelas equações de Maxwell a demanda em cargas agregadas cresce, ou decresce, sempre de maneira amortecida, sem grandes saltos.
b. com o intuito de preservar energia elétrica, agir de maneira coletiva gera benefícios tanto para a concessionária como para os clientes. Em outras palavras, evitar mudanças abruptas reduz custos operacionais das concessionárias, logo, reduzem-se também os repasses nas tarifas de energia elétrica para os seus clientes.
c. conforme a norma brasileira (NBR), cargas agregadas em um alimentador devem sempre operar de modo que mudanças abruptas não ocorram, evitando assim eventuais problemas de qualidade da energia (ex.: desequilíbrio de tensão, variação de frequência, etc.)
d. com o passar dos anos, os clientes atendidos pelo alimentador criaram um comportamento coletivo de evitar mudanças abruptas, já que os mesmos sabem dos prejuízos que isto pode causar para o sistema elétrico.
e. com várias centenas de clientes atendidos pelo alimentador, é comum que quando um cliente está desligando uma lâmpada, outro cliente usará uma lâmpada. A carga do alimentador, portanto, não experimenta um salto como seria observado na curva de demanda de um cliente individual.
Anexos:
Respostas
respondido por:
34
Resposta:
e)
com várias centenas de clientes atendidos pelo alimentador, é comum que quando um cliente está desligando uma lâmpada, outro cliente usará uma lâmpada. A carga do alimentador, portanto, não experimenta um salto como seria observado na curva de demanda de um cliente individual.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta: com várias centenas de clientes atendidos pelo alimentador, é comum que quando um cliente está desligando uma lâmpada, outro cliente usará uma lâmpada. A carga do alimentador, portanto, não experimenta um salto como seria observado na curva de demanda de um cliente individual.
corrigido pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás