• Matéria: Pedagogia
  • Autor: drimorei
  • Perguntado 7 anos atrás

“A Kodak tinha 90% do mercado de fotografia e desapareceu. Com a educação não acontecerá o mesmo porque a educação não morre, mas temos que mudar a forma como fazemos algumas ações dentro da educação”. A partir desta compreensão, o consultor em educação e inovação israelense, Yaron Edel, conduziu sua palestra sobre disrupção e oportunidades na educação superior durante o seminário de encerramento de ano realizado hoje (04) na sede da ABMES, em Brasília/DF. Edel chamou a atenção para o fato de que atualmente os estudantes não estão interessados em aprender, mas em ter uma graduação. Por outro lado, professores querem ensinar, mas não dispõem dos recursos necessários para romper a resistência dos estudantes. Esse cenário, de acordo com o especialista, consiste em um dos problemas da educação superior.

Como consequência, os estudantes estão cada vez mais desinteressados pela sala de aula e em busca de outros espaços nos quais possam dialogar melhor com o que compreendem ser o mundo real, incluindo o universo do trabalho. E a solução passa, necessariamente, por uma nova compreensão da pedagogia que envolve três pontos centrais: personalização, mudança do papel do educador e tomada de decisão baseada em dados.

Nesse sentido, Edel chamou a atenção para a necessidade de mudança no processo educacional. “Precisamos sair da educação e passar para o aprendizado. A educação é uma ideia permanente e que funciona em todo o sistema. Já o aprendizado é um processo de cada pessoa. Precisamos mudar do paradigma da educação para o do aprendizado”.

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES. Inovação e os novos paradigmas da educação, 04 dez. 2018. Disponível em:. Acesso em: 23 mar. 2019.



DISCUSSÃO:

Hoje, o conhecimento passou a ser considerado elemento fundamental para a produção de riquezas e na geração de qualidade de vida para os indivíduos, o que exige mudanças significativas nos modelos educacionais, pois as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, muitas vezes, não têm dado conta de atender aos desafios que o atual momento exige. A sociedade do conhecimento requer uma leitura diferenciada do mundo onde se vive. Isso, evidentemente, exige uma postura de desprendimento de velhos conceitos e velhas linguagens, dos paradigmas e práticas pedagógicas.

Com base no contexto, na discussão e no capítulo 3.5 do livro da disciplina de Temas Contemporâneos, redija um argumento dissertativo, entre 10 e 15 linhas, ou 800 e 1200 caracteres, abordando: As oportunidades na área da educação frente aos novos desafios do ensino, do trabalho e das tecnologias.

Respostas

respondido por: thaynnaba
27

No caso podemos afirmar que a educação é algo que nunca desaparecerá, bem como diz ou autor, tendo em vista a sua importância na construção de várias gerações.

Assim, perceba que mesmo que a educação não desapareça, ela sempre passará por mudanças.

Uma delas veio com a inserção de tecnologias informação e que elas possibilitam novas formas de educação.

Assim, é de suma importância que os educadores saibam conhecer essas plataformas para buscar a melhor forma de educar.

espero ter ajudado!


belaloiravanessa71: muito obg
silvacida2014: obrigada
belaloiravanessa71: obrigada
Perguntas similares