Respostas
Resposta:
Bom espero que entenda a minha explicação.
Explicação:
Segundo o art.21 da Instrução nº247/96 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), toda companhia aberta que possuir investimentos em controladas deve consolidar suas demonstrações financeiras, independente do percentual que esses investimentos representem do patrimônio líquido.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis 36 (CPC) define da seguinte forma as demonstrações consolidadas:
“As demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica”.
Consiste na consolidação de balanços o ato de combinar as demonstrações financeiras de uma empresa e suas subsidiárias. Desta forma, é possível avaliar a saúde geral do grupo inteiro, ao invés de avaliar cada empresa separadamente.
A consolidação trata-se também de uma prática fundamental para empresas que buscam injeção de capital, pois através dela, é possível mostrar aos acionistas as demonstrações unificadas, de forma que ele possa avaliar a real situação da empresa controladora e de todas as suas controladas. Através dessa transparência, a empresa inclusive trabalha alinhada com a Lei Sarbanes-Oxley.
Podemos apontar como benefícios da análise das demonstrações contábeis:
A possibilidade dos controllers de analisar a gestão econômico-financeira do grupo;
De acordo com a análise acima, possibilita adotar medidas para correção de desvios identificados;
Através dos números, os investidores podem apoiar-se para avaliar se o investimento é seguro, bem como o retorno esperado;
Da mesma forma, os credores também podem avaliar a garantia dos capitais emprestados;
Os dados da controlada e suas controladoras serão mais transparentes.